Botões “não gostei” e “não tenho interesse” não mudam feed do YouTube, diz estudo
Um estudo da Fundação Mozilla aponta que as recomendações dos usuários no YouTube não mudam muito quando alguém clica em “não gostei” ou “não tenho interesse”.
Na grande maioria dos casos, a plataforma de vídeos do Google sugeriu vídeos parecidos com os rejeitados pelos usuários via ferramentas de feedback ou mudanças nas configurações.
Segundo o levantamento, clicar em “não tenho interesse” ou “não gosto” só impediu 11% e 12% dos vídeos sugeridos, respectivamente. Outros métodos, como “não recomendar canal” e “remover o histórico” tiveram mais eficácia: cortaram 43% e 29% das recomendações ruins, na ordem.
No geral, o levantamento classificou a capacidade do YouTube em afastar recomendações ruins fora dos feeds dos usuários como “insatisfatório”.
A pesquisa reuniu mais de 22,7 mil participantes e analisou quase 570 milhões de vídeos da plataforma através da extensão RegretReporter, do Mozilla. O mecanismo permite que usuários relatem vídeos nocivos e controlem melhor as recomendações.
O que dizem os usuários
A pesquisa também conversou com 2.757 usuários para mapear o comportamento no YouTube. Segundo o relatório, 78,3% dos participantes usaram os próprios botões de feedback, mudaram as configurações ou evitaram vídeos para “ensinar” o algoritmo a sugerir coisas melhores.
Entre as pessoas que fizeram isso, 39,3% disseram que as medidas não funcionaram. O Mozilla concluiu que mesmo as ferramentas mais eficazes do YouTube para barrar conteúdos nocivos não foram suficientes para alterar o feed dos usuários.