Brasil é o 7º país em contas banidas por trapaça pela Valve

A nível global, 2021 foi o ano com menos jogadores banidos desde 2018. Veja mais
Foto: Reprodução/Steam

De acordo com um levantamento feito pelo SteamId, ligado ao Steam, 210.531 contas brasileiras já foram pegas pelo sistema anti-trapaça da Valve. O número faz do Brasil o 7º país com mais banimentos na história. Os dados levam em consideração contas suspensas por atividades ilegais em todos os jogos da Valve, como Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2, por exemplo.

O Valve Anti-Cheat Ban, ou VAC Ban, é uma punição dada automaticamente pelo sistema anti-trapaça nos jogos da Valve. É importante ressaltar que o VAC Ban é eterno, ou seja, é impossível de ser removido, e ficará atrelado à conta Steam banida para sempre.

No Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) por exemplo, o banimento acontece quando o jogador usa algum software para modificar arquivos nativos, e com isso obter uma vantagem injusta.  A utilização de aimbots (para ajudar na mira), spinbots (que permite ao jogar girar mais rápido no seu eixo e escapar de tiros) e wallhacks (atravessar paredes) são as causas mais comuns.

Quem lidera

O levantamento feito pela SteamId traz em primeiro lugar disparado a Rússia, único país a passar do 1 milhão de banidos nos jogos da desenvolvedora. Ao todo, foram 1.000.564 jogadores com as contas suspensas depois de serem pegos no Valve Anti-Cheat. O país conta com mais que o dobro de banidos por VAC do que o segundo colocado.

Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com pouco mais de 458 mil banimentos. Enquanto Rússia, Estados Unidos e Brasil aparecem com uma grande quantidade de jogadores banidos, a Angola tem os menores números. Só 5.281 contas angolanas foram impedidas.

Dados apresentados pela SteamId também apontam que o ano de 2021 foi o ano com menos jogadores banidos desde 2018. No decorrer de todo o ano passado. 3.747.971 jogadores foram banidos por infringirem as regras da desenvolvedora. O número é bem menor ao de 2020 (6.834.654) e 2019 (10.641.512).

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas