O Brasil está entre os países que mais usam carteira digital no planeta. É o que mostra um estudo da empresa americana Morning Consult, que indicam que os brasileiros estão em quarto lugar no ranking global.
A liderança é ocupada pela China e Índia, com mais de 90% de uso da população.
A análise é focada em serviços como o Apple Pay, Carteira do Google e PayPal. Ou seja, não é restrita às plataformas que oferecem pagamento por aproximação via NFC ou MST.
Segundo o estudo compartilhado pelo Axios, sete em cada dez adultos já usaram o serviço no Brasil. O país está na frente até da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, com aderência de 70% e 65%, respectivamente. Países que utilizam mais dinheiro em espécie, como a Alemanha e o Japão, também se destacaram no levantamento.
A China assume a liderança. Por lá, 95% dos entrevistados pela consultoria afirmaram que usam carteiras digitais. O que não é de surpreender, dado o sucesso dos super aplicativos, que integram diferentes serviços, na região.
Confira o ranking:
- China: 95%;
- India: 93%;
- Alemanha: 76%;
- Brasil: 74%;
- México: 71%;
- Coreia do Sul: 70%;
- Reino Unido: 66%;
- Japão: 66%;
- Estados Unidos: 65%;
- Rússia: 58%.
20% dos brasileiros optam pelo smartphone nos pagamentos
Apesar da vasta quantidade de carteiras digitais no Brasil, o celular não é o principal meio de pagamento por aqui. O site Mobile Time e a Opinion Box mostram, no estudo Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil, que 63% dos brasileiros preferem pagar pelo cartão físico. Os resultados consideram dados de agosto de 2023.
Mas isso não significa que o Brasil deixa o celular de lado na hora de concluir transações financeiras. O levantamento também aponta que duas em cada dez pessoas preferem pagar pelo smartphone (aproximação, Pix e QR Code). Além disso, 82% dos brasileiros fizeram pelo menos um pagamento por código, especialmente com a popularização do Pix.
Trata-se do maior resultado desde março de 2020, quando apenas 35% dos brasileiros afirmaram que já fizeram pagamento com QR Code. Depois, o indicador subiu para 53% no mesmo mês do ano seguinte. Em março de 2023, oito em cada dez pessoas optaram pelo código para transações comerciais.
Carteiras digitais começam a substituir carteira física
Os brasileiros também estão deixando a carteira física em casa. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas que nunca pagam por smartphone caiu de 42% para 36%. O percentual que não sai mais com a carteira por pagar sempre pelo celular, no entanto, permaneceu estável em 10%.
Confira a lista dos bancos digitais e carteiras digitais mais populares do Brasil, segundo a pesquisa do Mobile Time e da Opinion Box:
- Nubank: 51%;
- PicPay: 39%;
- Mercado Pago: 32%;
- PayPal: 26%;
- C6: 22%;
- Inter: 21%;
- PagBank/PagSeguro: 20%;
- AME: 18%;
- 99Pay: 18%;
- RecargaPay: 17%;
- Iti: 11%;
- Brasileiros sem conta digital ou carteira digital: 5%.