Brasil passa 24 horas sem mortes por Covid pela 1ª vez, segundo Conass

Dados atuais apontam para a desaceleração da Covid-19 poucas semanas antes do início de nova campanha de vacinação
Brasil passa 24 horas sem mortes por Covid pela 1ª vez, segundo Conass
Imagem: Braňo/Unsplash/Reprodução

No último final de semana, o Brasil atingiu um marco importante. Pela primeira vez desde o início da pandemia, o país passou 24 horas sem registrar mortes pela Covid-19. Os dados foram divulgados no domingo (12) pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

whatsapp invite banner

Isso não significa que ninguém morreu em decorrência da doença neste período. O que ocorre é que a data de registro do óbito nem sempre coincide com o dia da ocorrência. Para ter uma ideia, 15 estados, incluindo São Paulo e Minas Gerais, não atualizam seus dados aos finais de semana.

Por outro lado, os números atuais apontam para uma desaceleração da doença. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos – a menor desde novembro de 2022. A média móvel de infectados, no entanto, está em 9,1 mil, ficando bem abaixo do que foi visto no início desse ano.

Campanha de vacinação

As vacinas continuam sendo a melhor forma de prevenir mortes por Covid-19. O Ministério da Saúde divulgou no início de fevereiro o cronograma atualizado do Programa Nacional de Vacinação.

Começarão a ser aplicadas no dia 27 de fevereiro as vacinas bivalentes contra a Covid-19. Essas foram atualizadas em relação aos primeiros imunizantes para proteger contra a cepa original do vírus e as subvariantes ômicron.

A campanha ocorrerá em quatro fases, englobando na primeira delas pessoas com mais de 70 anos, imunocomprometidos, moradores de instituições de longa permanência (ILP) e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. 

A segunda fase vacinará idosos com idade entre 60 e 69 anos, enquanto gestantes e puérperas entrarão na terceira fase. Os profissionais de saúde fecham a campanha entrando na quarta etapa.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas