O Brasil está entre os países onde as pessoas passam mais tempo online: o tempo médio diário chega a 5,3 horas. No ranking de um levantamento da Data.AI, o país está em segundo lugar, só atrás da Indonésia, que chega a 5,7 horas de consumo diário.
Permanecer mais tempo conectado parece ser uma tendência crescente no Brasil. Segundo o relatório, em 2019 o usuário brasileiro ficava até 4,1 horas online. No ano seguinte, o primeiro da pandemia, o índice saltou para 5,2 horas.
Arábia Saudita e Singapura também têm os usuários ativos por mais tempo, com 5,3 horas diárias. Em seguida vem a Coreia do Sul (5h). Os EUA ficam, em média, 4,4h diárias. A Argentina aparece com 3,9h e a China, em último lugar, com 3,6h.
Segundo o estudo, o total de tempo gasto mundialmente subiu 17% em 2022 na comparação com o ano anterior. No ano passado, usuários de todo o mundo superaram as 2 trilhões de horas online em smartphones Android.
“Esse crescimento foi impulsionado pelo fato de que novas instalações de aplicativos saltaram 15% no ano, incluindo um aumento de 25% na China”, diz o relatório.
TikTok é app onde os brasileiros mais gastam dinheiro
Além de liderar o ranking de horas online, os brasileiros também parecem gostar especialmente do TikTok. O app foi a plataforma onde os usuários gastaram mais dinheiro no ano passado.
Segundo o estudo, o valor gasto por brasileiros nas redes chegou a US$ 45 milhões, ou mais de R$ 216 milhões na conversão direta. O consumo deu um salto desde 2019, quando não passou de US$ 8 milhões.
Não é só no Brasil. O índice mundial de gastos em aplicativos também cresceu em 2022. No ano passado, foram quase US$ 7,3 bilhões – um aumento de quase US$ 1 bilhão na comparação ano a ano.
Por aqui, as plataformas onde os brasileiros mais gastaram dinheiro em 2022 foram:
- TikTok
- Twitch
- Kwai
- Discord
O estudo também colocou o TikTok como o app mais provável de ser usado por pessoas de 18 a 24 anos, junto do Pinterest, Twitter, Discord e Snapchat.
Já os usuários de 25 a 44 anos tendem a usar mais o WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger e Netflix. Em seguida estão as pessoas com mais de 45 anos, que provavelmente darão preferência para o Waze, Avast, e-Título, Meu INSS e Minha Claro.
Apesar dos gastos no TikTok, o levantamento mostrou que o Instagram foi a rede com mais downloads de brasileiros em 2022. O dado difere da média mundial, na qual o app da ByteDance lidera como o mais baixado do ano passado.