Se você tem um iPhone e se deparar com uma rede Wi-Fi chamada “%p%s%s%s%s%n.”, cuidado: a conexão é identificada como potencialmente perigosa, podendo desabilitar a função de se conectar a outras redes sem fio nos smartphones da Apple.

O bug foi encontrado pelo pesquisador de segurança Carl Schou, que compartilhou o problema no Twitter. Schou explica que, depois se conectar à rede suspeita, seu iPhone desabilitou permanentemente a funcionalidade Wi-Fi. De acordo com 9To5Mac, o erro também afeta iPads, bem como serviços proprietários da Apple, como o AirDrop. Os dispositivos não conseguem se conectar a redes Wi-Fi, mesmo após a reinicialização ou alteração para uma nova rede.

Schou não revelou exatamente como ele encontrou o bug, embora tenha sido confirmado por outros usuários corajosos que tentaram se conectar a essa rede com o nome cheio de caracteres. Ao que parece, o erro acontece porque o iOS, ao analisar a rede com título bizarro, pensa que os caracteres se referem a alguma codificação mais sofisticada. Daí, por motivo de segurança, bloqueia por completo o uso do Wi-Fi.

Além disso, o MacRumors destaca que o problema parece afetar apenas o iOS — telefones Android, pelo menos por enquanto, não foram atingidos pelo bug.

Assine a newsletter do Gizmodo

Felizmente, o bug não parece causar danos permanentes ao iPhone e pode ser corrigido. E o processo é simples: basta redefinir todas as configurações de rede indo em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir configurações da rede. Isso redefine todas as redes Wi-Fi salvas no seu iPhone, apagando o nome da rede “%p%s%s%s%s%n.”. Ao final desse procedimento, o aparelho volta a se conectar a outras redes normalmente.

Até o momento, a Apple ainda não liberou uma atualização para corrigir o erro, mas deve ser questão de tempo até que isso aconteça. E sempre bom fazer o alerta: evite se conectar a redes desconhecidas, principalmente as públicas ou que possuam um nome estranho quanto o desse bug.