Já faz uns dois anos desde que as pessoas conseguiam travar iPhones e iPad enviando caractere específico da língua indiana telugo. Agora, a Apple tem outro bug similar que está causando alguns problemas em dispositivos iOS.

O novo problema surge a partir de alguns caracteres a língua sindi, falada na Índia e no Paquistão, combinada com alguns emojis. Quando essa combinação é enviada para um iPhone ou iPad, o dispositivo fica travado até que seja reiniciado a força (aperte volume para cima, volume para baixo e depois o botão liga/desliga) ou o sistema operacional realize um processo automático de recuperação – que pode levar alguns minutos.

Parece que o bug é causado pela maneira com a qual o iOS lida com notificações, o que significa que é possível proteger o seu dispositivo indo até os Ajustes e desabilitando as notificações.

Esse erro é mais irritante porque o problema não está limitado ao Apple Mensagens, como das outras vezes. Se a mensagem for enviada por outros aplicativos, como apps de chat como Telegram, Discord ou até mesmo Twitter, ele pode afetar o celular – e tem um monte de gente espalhando esses caracteres.

Embora o novo bug de texto do iOS seja irritante, ele não parece causar danos permanentes ou perdas de dados. Além disso, parece que a Apple já está ciente do problema e trabalhando em uma solução; de acordo com um leitor do MacRumors, o bug não afeta dispositivos que estão no iOS 13.4.5 beta 2.

Com base no histórico da Apple com bugs similares, uma correção deve ser liberada em algum momento das próximas duas semanas. Até lá, se você não quiser desabilitar totalmente as suas notificações, talvez valha a pena evitar conversar com estranhos.