Burj Khalifa é o lugar mais visitado no Street View; Cristo Redentor fica em 5º

Em 15 anos, serviço captou 200 bilhões imagens por mais de 16 milhões de quilômetros. Google aproveitou a marca para divulgar novos recursos para o Street View, como visão imersiva, histórico de capturas e nova câmera
Burj Khalifa é o lugar mais visitado no Street View; Cristo Redentor fica em 5º

O Street View — ferramenta de imagens panorâmicas 360º do Google — está completando 15 anos de vida. Para marcar a data, a empresa divulgou um ranking com os locais mais visitados, além de outras novidades do serviço.

whatsapp invite banner

Entre os locais mais populares do planeta no último ano aparece em primeiro lugar o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos. Ele é seguido da Torre Eiffel, na França; do Taj Mahal, na Índia; e a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos. Em 5º lugar está o cartão-postal brasileiro Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Na lista de países mais visitados estão a Indonésia, os Estados Unidos e o Japão. Já no ranking das cidades mais visitadas estão Jakarta, Tóquio e Cidade do México.

O Brasil aparece em 5º lugar no ranking dos países mais visitados, depois do México. Já a cidade de São Paulo é a 4º mais visitada no mundo pelos usuários da ferramenta.

O Google também revelou que, apesar e São Paulo ser a mais visitada no Street View, os três locais brasileiros mais populares no serviço são o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro/RJ; a Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis/RJ; e Beto Carrero World, em Penha/SC.

Confira os rankings divulgados pelo Google:

Os 10 locais mais visitados no mundo no Street View no último ano:

1 – Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos
2 – Torre Eiffel, na França
3 – Taj Mahal, na Índia
4 – Estátua da Liberdade, nos EUA
5 – Cristo Redentor, no Brasil
6 – Labirinto de Rhyolite, nos EUA
7 – Necrópolis de Giza, no Egito
8 – Casa Branca, nos EUA
9 – Coliseu, na Itália
10 – Monumento Nacional, Indonésia

As 10 cidades mais visitadas no mundo:

1 – Jakarta, na Indonésia
2 – Tóquio, no Japão
3 – Cidade do México, no México
4 – São Paulo, no Brasil
5 – Buenos Aires, na Argentina
6 – Nova Iorque, nos Estados Unidos
7 – Istanbul, na Turquia
8 – Taipei, em Taiwan
9 – Paris, na França
10 – Osaka, no Japão

Mais tecnologia

O Google aproveitou a comemoração dos 15 anos para anunciar o projeto-piloto de uma nova câmera para o serviço Street View. Utilizando a tecnologia das câmeras já utilizadas em carros, a empresa criou um sistema transportável, de menos de 7 quilos, que pode ser levado a qualquer lugar.

A ideia é que a nova câmera seja utilizada para capturar imagens de locais pouco mapeados, como ilhas remotas, topos de montanhas ou até mesmo a Amazônia. O equipamento pode ser utilizado em qualquer carro com rack de teto e é operado por meio de um dispositivo móvel.

Nova câmera do Street View é portátil, personalizável e modular, além de conseguir coletar imagens com ainda mais detalhes.

Nova câmera do Street View é portátil, personalizável e modular, além de conseguir coletar imagens com ainda mais detalhes. Imagem: Google/Divulgação

Outra novidade é que os usuários do Android e iOS poderão contar com uma ferramenta de histórico de capturas, o que permite acompanhar as mudanças dos locais mapeados ao longo do tempo. Antes, o recurso estava disponível apenas para desktop.

E, como já falamos aqui no Gizmodo Brasil, o serviço está recebendo o recurso “Immersive View”, que combina imagens aéreas com o do Street View para gerar um modelo digital mais realista de lugares ao redor do mundo.

O Street View também está adicionando novas coleções que mostram as Pirâmides de Meroë, no Sudão; e o Palácio Les Invalides, na França.

200 bilhões de imagens em 15 anos

O Street View foi criado a partir de uma ideia do cofundador do Google, Larry Page, de construir um mapa 360º do mundo inteiro. Segundo a empresa, as câmeras da ferramenta já viajaram por mais de 16 milhões de quilômetros e coletou 200 bilhões de imagens.

“Além de uma plataforma útil para os usuários, o Street View também é fundamental para nossos esforços de mapeamento, pois ele fornece informações mais atualizadas sobre o mundo e é a base para um mapa mais imersivo e intuitivo”, disse Ethan Russell, diretor sênior de gestão de produtos do Google Maps.

Google Street View viajou por mais de 16 milhões de quilômetros -- o que equivale a dar 400 vezes ao redor do planeta.

Google Street View viajou por mais de 16 milhões de quilômetros — o que equivale a dar 400 vezes ao redor do planeta.

 

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas