Sem fazer muito alarde, o Google resolveu liberar a opção de excluir imagens a partir de álbuns salvos no aplicativo “Google Fotos” para Android.

Antes, estava disponível apenas a opção de remoção de fotos do álbum. Para excluir de fato uma imagem, os usuários precisavam remover a foto do álbum, em seguida procurá-la na galeria, para então conseguir excluir o arquivo.

A nova função atende a pedidos dos usuários do Android, uma vez que a opção de excluir livremente fotos de álbuns já existia há anos na versão web, assim como no aplicativo para iOS.

A falta de uma opção para excluir fotos de álbuns já tinha sido alertada em 2019 por Artem Russakovskii, fundador do site Android Police. Na época, um executivo do Google Fotos chegou a respondê-lo dizendo que a empresa já estava trabalhando nisso, conforme tuíte abaixo:

Limitações

Apesar de ter demorado quase três anos para disponibilizar a opção básica de excluir fotos de álbuns, o Google liberou a novidade apenas para as pastas privadas. Caso um determinado álbum seja compartilhado com mais pessoas, ainda não é possível excluir as fotos de lá.

Novamente, essa limitação de excluir fotos de álbuns compartilhados só existe no aplicativo para Android, visto que na versão web existe essa função. Conforme apontou o Android Police, esse problema “irritante” torna a gestão de álbuns compartilhados no Google Fotos “um pouco mais difícil do que deveria“.