Após Balneário do Camboriú anunciar a construção do prédio residencial mais alto do mundo, outra cidade do Brasil revelou o projeto de um prédio de 1 quilômetro de altura, superando assim o Burj Khalifa.
Na última semana, a Prefeitura de Sorocaba anunciou o projeto para construção do prédio mais alto do mundo, que ficará no centro da cidade do interior paulista — localizada a 104 quilômetros de distância da capital.
A iniciativa seria viabilizada por uma parceria público-privada, mas não tem data para início das obras, nem localização exata. O que se sabe é que o prédio terá 170 andares, o que, segundo o anúncio da prefeitura, corresponderá a 1.000 metros de altura.
De acordo com o prefeito Rodrigo Manga, a construção do arranha-céu, que custará R$ 2 bilhões, visa revitalizar o centro de Sorocaba e criar um ponto turístico na cidade.
“Essa região da cidade é rica em história e deve ser valorizada cada vez mais. Sabendo do potencial local, buscaremos investimentos e incentivos fiscais para atrair empreendimentos e melhorar a qualidade de vida da população. É Sorocaba entrando para a história do Brasil e do mundo”, disse Manga.
Além disso, segundo o prefeito, a construção do prédio mais alto do mundo vai gerar 5 mil novas vagas de emprego no Brasil.
Vale lembrar que o prefeito Rodrigo Manga ganhou fama nacional por suas publicações no Instagram que divulgam atos da sua gestão em formas de pegadinhas ou esquetes de humor.
Construção do prédio mais alto do mundo no Brasil
Para construir o prédio, a prefeitura precisa revisar o Plano Diretor da cidade para remover o limite de altura das construções no centro de Sorocaba, além de oferecer isenção de outorgas e taxas para atrair investimentos.
Segundo Manga, já existem empresas interessadas na construção, mas o prefeito não divulgou quais são essas empresas.
Além disso, o novo Plano Diretor precisa de aprovação pela Câmara Municipal de Sorocaba, que será apresentado nas próximas semanas. Com a aprovação do plano, segundo Rodrigo Manga, a prefeitura estará livre para iniciar as negociações com investidores.
“Eu quero celeridade nesse projeto porque ele vai, sem dúvida nenhuma, acelerar mais os investimentos e o desenvolvimento da nossa cidade, continuando a colocá-la num cenário de destaque nacional”, afirmou Manga.
Caso o projeto se concretize, o prédio de Sorocaba será o mais alto do Brasil e do mundo, superando, de longe, o Senna Tower, em Balneário do Camboriú, que terá 509 metros de altura.
Além do Burj Khalifa: prédios de 1 km no Brasil e no mundo
A inspiração do futuro maior prédio do Brasil é o Burj Khalifa, mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 163 andares.
Mas, antes de Sorocaba, o megaedifício em Dubai vai perder o posto para outro prédio. A “Torre de Gidá”, que também terá 1 quilômetro de altura, em construção na Arábia Saudita.
Ao contrário do prédio de Sorocaba, a construção da Torre de Gidá já está em andamento, com 30% do projeto concluído. Ou seja, a cidade brasileira só terá o prédio mais alto do mundo caso aumente a altura, nem que seja alguns metros.
Além disso, diferentemente da capital paulista, Sorocaba não possui tradição de grandes edifícios. O mais alto da cidade tem 141 metros.
Por falar na capital, durante a campanha para prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal anunciou como promessa de governo a construção do maior prédio do mundo na maior cidade brasileira.
Marçal não foi eleito, mas foi convidado para ser secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorocaba pelo próprio Rodrigo Manga. Aliás, Manga fez o convite três dias antes de anunciar a construção do prédio de 1 quilômetro.