BYD revela carro à prova de enchente, mas Brasil proíbe venda
Recentemente, a YangWang — marca de luxo chinesa da BYD — apresentou seu novo carro SUV híbrido, o U8, um veículo à prova d´água — que, na prática, seria bastante útil durante uma enchente. Em um vídeo compartilhado no YouTube, é possível ver o veículo entrando em uma piscina gigante, flutuando e ainda fazendo manobras.
Porém, a novidade não estará disponível para os consumidores no Brasil. Isso porque o SUV excede o PBT (Peso Bruto Total) para ser homologado como um veículo leve pela lei brasileira.
De acordo com a legislação nacional, veículos de passageiros com mais de 3.500 kg de PBT exigem CNH de categoria D. Ou seja, se a empresa tivesse interesse em comercializar o veículo no país, ele deveria ser homologado como um veículo pesado, como ônibus, micro-ônibus ou vans, por exemplo.
Como o BYD U8 pesa 3.460 kg em ordem de marcha, chegando a cerca de 3.985 kg com passageiros ou bagagens, a marca não deve lançar seu carro inovador no Brasil. Claro, a exceção seria trazê-lo para exibições em eventos.
O peso vem, em partes, do conjunto de baterias de 49 kWh com o motor 2.0 turbo a gasolina usado como gerador do veículo, um EREV (elétrico de autonomia estendida). Já suas dimensões são de 5,3 metros de comprimento e 2,1 m de largura.
Carro à prova de enchente
O veículo é capaz de “nadar” em águas profundas com seu ‘giro de tanque’, até mesmo em marcha a ré, sem afogar o motor. Seu sistema de direção permite que ele manobre na água sem girar as rodas dianteiras. Na prática, ele utiliza sua tração integral e ajusta a potência entre as rodas para mudar de direção e acelerar.
Mesmo que de forma lenta, o carro é capaz de sair da água com sucesso. Ele pode permanecer flutuando por até 30 minutos a 3 kh/h em condições de emergência. Se necessário, também pode abrir o teto solar para funcionar como uma rota de fuga.
O U8 Premium Edition, que deve começar a vender na China este ano, custa a partir de R$ 750 mil e pode chegar a R$ 1 milhão.
Veja o carro em ação abaixo: