BYD: tudo o que você precisa saber da fabricante chinesa no Brasil
Nos últimos anos, a greentech chinesa BYD tem chamado a atenção com seus veículos elétricos a preços competitivos no Brasil. E também pelos altos investimentos no mercado daqui. Mas como surgiu a companhia que vem fazendo tanto sucesso em território nacional? Veja abaixo.
A “Build Your Dreams” (BYD) foi fundada em 1995 por Wang Chuanfu, que é popularmente conhecido como o “Elon Musk chinês”. Chuanfu, que é o atual CEO da montadora, ficou órfão muito cedo e se destacou no segmento de tecnologia ainda na faculdade, onde foi se tornando especialista em sistemas de armazenamento de energia.
Em seus primeiros anos, a empresa atuava no setor tecnológico, mas não demorou muito para começar investir em mobilidade, desenvolvendo tecnologias para os setores ferroviário e automotivo, pelo qual é reconhecida no mundo todo.
Dessa forma, um dos principais diferenciais dos carros da marca, de todas as faixas de preço, são as baterias “Blade”. Elas carregam de 30% a 80% em apenas trinta minutos. Atualmente, entregar sistema de carregamento eficiente é essencial para as montadoras de elétricos atingirem sucesso no segmento.
A empresa desembarcou em solo brasileiro em 2013 e desde então estabeleceu polos para a fabricação de componentes para veículos em Campinas, no interior de São Paulo, e Manaus, capital do Amazonas.
O investimento mais recente da empresa no Brasil é em um novo centro de produção, que além de componentes internos, vai servir também para a fabricação de veículos elétricos e híbridos.
Polo em Camaçari
Ao todo, o novo polo contará com três fábricas em Camaçari, município localizado na Bahia. No local serão produzidos chassis de ônibus, caminhões elétricos, carros híbridos e 100% elétricos. A planta também será utilizada para potencializar o processamento de lítio e ferro fosfato.
Chinesa BYD supera Tesla como maior fabricante de elétricos do mundo; entenda
Veja o recurso que mantém carro da BYD em linha reta até com pneu furado
As obras na região se iniciaram em março deste ano e as operações estão previstas para começar até o final deste ano. O local é um dos polos fabris que foram utilizados pela americana Ford Motor Company, que deixou o país no início de 2021. A capital baiana, Salvador, ainda receberá um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.
O Brasil é um mercado estratégico para a companhia. Ou seja, é o primeiro país fora da Ásia a receber uma fábrica da BYD. Além disso, o pólo baiano será o maior da empresa fora da China e a expectativa é de que, quando estiver em operação, gere aproximadamente 5 mil empregos.
Atualmente, a marca já está presente em mais de 50 países. E ameaça o reinado de grandes montadoras de carros elétricos, como a Tesla, do bilionário Elon Musk. Por fim, a BYD superou a empresa americana em número de vendas no último trimestre de 2023, um feito e tanto para a montadora.