Caça ao ouro fake leva a descoberta de sítio arqueológico no Mato Grosso
Nesta semana, um boato de que haveria ouro em uma região de obras de asfaltamento na localidade de Colniza, no estado de Mato Grosso, atraiu uma multidão de pessoas ao local. Mas a expectativa de encontrar o metal valioso acabou por virar outra descoberta valiosa.
Após as escavações, um grupo encontrou um verdadeiro sítio arqueológico na área, com variados objetos que pertenceram a civilizações antigas. Ainda não há detalhes do material encontrado.
Tudo começou no domingo passado (28). Alguns trabalhadores que asfaltavam uma estrada acreditavam ter descoberto ouro na região de Colniza, que tem uma população de 39 mil habitantes.
O rumor rapidamente se espalhou e atraiu cerca de 200 pessoas ao local, que iniciaram uma desenfreada caça ao ouro. Durante essa expedição, as antiguidades foram encontradas, algumas identificadas como louças de barro.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi acionado e recolherá os materiais encontrados na área. Conforme informações do portal de notícias G1, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou que não havia ouro naquele espaço.
De acordo com o órgão, o local, uma área de cerca de 500 metros, constitui um sítio arqueológico. A área já foi isolada pela fiscalização ambiental. Por outro lado, o Sinfra alerta que a escavação na região é proibida. Após a liberação, a obra de asfaltamento que ocorria no lugar poderá seguir normalmente.
Por fim, a Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso soltou uma nota para esclarecer que está atuando, junto ao Ministério Público do estado do Centro-Oeste, para a remoção das pessoas que estão irregularmente na região atraídas pelo ouro fake.
– Leia também no Giz Brasil: “Goiano pesca maior tubarão de água doce em Mato Grosso e bate recorde”