Descoberto em Portugal o cachorro vivo mais velho da história: Bobi, 30 anos

O Guinness World Records nomeou Bobi apenas duas semanas depois de ter coroado um chihuahua como o cão mais velho vivo; saiba a história
Descoberto em Portugal o cachorro vivo mais velho da história: Bobi, 30 anos
Imagem: Guinness World Records/Reprodução

Duas semanas atrás, o Guinness World Records declarou o chihuahua Spike, 23 anos, como o cão vivo mais velho do mundo. Após uma reivindicação direto de Portugal, o pequenino perdeu seu lugar no ranking. 

O livro dos recordes reavaliou a situação e coroou Bobi, um Rafeiro do Alentejo de 30 anos, não só como o cão mais velho vivo, mas sim o cachorro mais velho que já existiu na história.

Bobi vive com sua família em uma área rural da cidade de Leiria é consagrado o cão vivo mais velho da história. Ele nasceu em 1992 em uma ninhada de quatro filhotes. Na época, a família criava vários animais e não pretendia aumentar esse número. 

Por conta disso, seus irmãos foram sacrificados antes mesmo de abrirem os olhos. Bobi escapou por sorte, pois estava escondido na hora que o pai da família buscou os filhotes. As crianças da casa logo encontraram o cão e o mantiveram em segredo por cerca de duas semanas. 

Com o animal maior, os adultos não tiveram coragem de se desfazer dele. Assim, Bobi prosperou. No mesmo ano, o cão foi inscrito no Serviço Médico Veterinário do Município de Leiria, o que permitiu a confirmação de sua idade.

Bobi também teve a idade verificada pelo SIAC, um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português e administrado pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV). 

Não se sabe o segredo da vitalidade de Bobi. Segundo seus tutores, o animal sempre se alimentou de comida “humana” e sempre teve liberdade para passear pelas florestas e fazendas que cercam a casa da família.

Hoje, o cão vive mais tranquilo no quintal com seus quatro companheiros felinos. Sua visão também é falha e o animal passa a maior parte do tempo descansando. De toda forma, seus exames feitos regularmente apontam para um cão saudável quando considerada a idade. 

Mas isso não surpreende a família do cão. A mãe de Bobi, Gira, viveu até os 18 anos, enquanto outro de seus cachorros, Chicote, viveu até os 22. 

Até então, o recorde de cachorro mais velho de todos os tempos pertencia a Bluey, um pastor australiano que viveu até os 29 anos e 5 meses. O animal, que nasceu em 1910, se manteve no Guinness por quase um século.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas