_Ciência

Calor extremo no Brasil pode deixar as capivaras loiras

Em Cuiabá, a onda de calor extremo está deixando as capivaras loiras em um parque da capital mato-grossense. Entenda.

Capivaras ficaram loiras devido ao calor extremo

O calor extremo em Cuiabá, capital do Mato Grosso, está tornando as capivaras com pelagens loiras. A mudança na coloração mostra que os roedores estão apresentando uma adaptação às temperaturas elevadas.

Em Cuiabá, com temperaturas acima de 40°C, a seca prolongada afetou a fauna do estado. Um exemplo são as capivaras de um parque da cidade, que se tornaram atração local devido à mudança de tom na pelagem.

Segundo especialistas, as capivaras ficaram loiras devido à exposição prolongada ao Sol e, consequentemente, aos raios ultravioletas, que causam a descoloração nos pelos.

Esse fenômeno ocorre, sobretudo, em animais com pelagens escuras, como tom castanho normalmente observado nas capivaras.

Como as capivaras ficaram loiras?

Em entrevista ao G1, a veterinária Mayara Vicenzi afirma que as capivaras ficaram loiras porque seus pelos castanhos se queimaram na exposição ao Sol. Contudo, há outros fatores por trás da transformação. De acordo com a veterinária, outras razões pelas capivaras loiras são fatores como deficiências nutricionais, consumo de água contaminada e doenças de pele.

No entanto, Eduardo Sebastião, também veterinário, afirma que a forte onda de calor extremo em Cuiabá é o principal responsável pelas capivaras loiras. Sebastião explica que a melanina, pigmento de proteção da pele e dos pelos de animais, se decompõe pela exposição diária ao Sol intenso. Portanto, o calor contribui para o clareamento dos pelos das capivaras.

Mas essa mudança peculiar no pelo das capivaras é a menor preocupação atualmente. No Mato Grosso, a seca e o calor extremo, bem como os incêndios no Pantanal, colocam em risco a fauna da região, que inclui as capivaras.

Em setembro, Cuiabá quebrou recordes históricos de calor, liderando o ranking de cidades mais quentes do Brasil. Além disso, Cuiabá já completou mais de 120 dias sem chuva.

Desse modo, as capivaras loiras servem como mais um alerta visual sobre os impactos do calor extremo e da seca no habitat dos animais, destacando a necessidade de medidas para proteger a vida selvagem.

Sair da versão mobile