A Hasselblad mostrou que pode cobrar ainda mais caro do que antes, e lançou a câmera H4D-200MS, um monstro de 200 megapixels que chega ao mercado custando absurdos US$45.000.

Esses 200MP da câmera são impressionantes, mas um pouco enganosos. A H4D-200MS na verdade tem sensor de 50 megapixels, mas usa tecnologia de múltiplas fotos para gerar uma imagem de 200MP. Um motor piezoelétrico move levemente o sensor, enquanto a câmera tira seis fotos de um mesmo objeto ou cenário. Ela leva cerca de 30 segundos para capturar a imagem, e reúne as seis fotos em um arquivo de 600MB com 200 megapixels. A câmera também conta com a tecnologia True Focus, para que as imagens compostas tenham apenas um ponto focal – elas não são apenas seis fotos sobrepostas em uma só.

O resultado, como você vê, impressiona:

A câmera também tem suporte para disco rígido externo, e intervalo de ISO de 50 a 800, mas não faz vídeos. Apesar de custar muito, a H4D-200MS é uma ótima pedida para fotógrafos profissionais, que queiram tirar fotos com o máximo de definição possível de objetos parados. Veja mais detalhes da câmera aqui: [Hasselblad via CNET]