Câmeras ao vivo mostram a Artemis 1 durante a passagem da Nicole
O site especializado Spaceflight Now está transmitindo imagens ao vivo do foguete da missão Artemis 1 durante a passagem da tempestade Nicole. A NASA pretende lançar o foguete na próxima quarta-feira (16).
Após tocar o solo da Flórida, nos Estados Unidos, o furacão Nicole perdeu força nesta quinta-feira (10) e virou uma tempestade tropical. Diferentemente da passagem do furacão Ian, em setembro passado, a agência espacial descartou a retirada do foguete da rampa de lançamento para abrigá-lo no prédio de montagem – conhecido como VAB.
Segundo a NASA, o foguete SLS e a espaçonave Orion tem capacidade para suportar chuva forte e rajadas de vento de até 137 km/h. Porém, as previsões já indicavam que os ventos durante a passagem da Nicole estariam abaixo deste limite.
Na transmissão no YouTube é possível ver o foguete de ângulos e distâncias diferentes, sob o céu nublado e envolto pela chuva. Confira ao vivo:
Em preparação para a chegada da tempestade, a agência desligou o foguete e selou as escotilhas da espaçonave para evitar a entrada de água. Além disso, foi instalada uma tampa rígida sobre o sistema de aborto de lançamento, o braço da plataforma que dá acesso à Orion foi retraído e preso, bem como foram feitas configurações de controle ambiental do foguete e espaçonave.
Inicialmente, a NASA pretendia lançar a missão Artemis 1 na próxima segunda-feira (14). Porém, para dar mais tempo para que os funcionários da agência voltem ao trabalho em segurança e realizem inspeções no foguete após a passagem da tempestade, a decolagem foi atrasada em dois dias.
Caso não ocorra nenhum imprevisto, o lançamento da missão ocorrerá na madrugada do próximo dia 16, em um período de duas horas a partir de 03h04 (horário de Brasília). A agência também tem uma oportunidade de decolagem no dia 19 de novembro.