Campanha publicitária de ‘Sweet Tooth’ no USA Today foi muito irresponsável
Na nova adaptação live-action da Netflix dos quadrinhos “Sweet Tooth”, de Jeff Lemire, o súbito aparecimento de híbridos meio-humanos/meio-animais durante uma pandemia faz com que muitos humanos “normais” comecem a caçar e matar os híbridos por medo e, literalmente, especismo aberto. Com a estreia, a edição do fim de semana de 4 de junho do USA Today chegou às bancas embrulhada em um anúncio de primeira página sobre o programa, estilizado como várias matérias do tipo tabloide sobre híbridos humano-animais e preocupações de que eles possam ser um risco de segurança nacional.
“Bebês híbridos nascidos nos EUA: o mundo reage à nova geração de crianças meio-humanas e meio-animais com admiração e preocupação”, dizia uma das manchetes do anúncio. “O general chama os híbridos de uma ameaça à segurança nacional; Os ativistas lutam”, diz outro que também incluía “artigos” curtos. A página então chamava a atenção dizendo “fotos exclusivas dentro”. Passando para a próxima página, você verá várias fotos do primeiro episódio da série Netflix, unidas por mais manchetes: “’Caudas’ de uma maternidade no caos” e “Silver River Hospital reage a um pandemônio híbrido”.
Is anyone talking about USA Today selling its front page to Netflix for Sweet Tooth? pic.twitter.com/1DGgdO13HT
— Adam Graham (@grahamorama) June 6, 2021
Embora os anúncios publicitários tenham se tornado comuns no cenário da mídia moderna, o que fez as peças Sweet Tooth se destacarem foi o fato de que pouco sobre elas sugeria que não eram notícias reais. Leitores regulares de Gizmodo talvez imaginassem o que eles eram de verdade, mas para todos os outros, havia uma divulgação de uma palavra em letras pequenas acima do título. Tudo o mais sobre os anúncios, desde as fotos (fornecidas pela Netflix) ao tom da redação, ao fato de que os anúncios estavam atuando como a primeira página de um grande jornal, sugeria que eram notícias difíceis, feitas para serem encaradas. Não está claro em quantos mercados os anúncios publicitários foram colocados, mas não conseguimos encontrá-los em uma pesquisa superficial na cidade de Nova York nem no condado de Westchester, Nova York.
Quando o Gizmodo entrou em contato com a Netflix para perguntar sobre o assunto, um representante nos disse: “Não teremos ninguém disponível para falar sobre essa tática”. Em um comunicado enviado por e-mail, o representante do USA Today disse que “a campanha foi claramente rotulada como um anúncio e aderiu às nossas diretrizes e protocolos de publicidade”. Essas diretrizes incluem “Os anúncios não podem se parecer com o formato das notícias ou da primeira página do USA Today”. Para saber mais sobre o processo de tomada de decisão dos anúncios da Sweet Tooth, o Gizmodo fez contato direto, mas não obteve resposta, de Kevin Gentzel, chefe de marketing da Gannett/USA Today. Curiosamente, Gentzel falou em 2020, quando o Tennessean, outro jornal de propriedade da Gannett, foi criticado por veicular um anúncio de página inteira alegando que uma bomba nuclear foi colocada em Nashville pelo “Islã”.
Novamente, para pessoas familiarizadas com a premissa da série, ou a realidade em que vivemos, esse fato pode ser óbvio. Mas, ao decidir usar o espaço da primeira página para promover a série dessa forma, o USA Today e sua empresa-mãe, a Gannett, não conseguiram entender a responsabilidade que a imprensa tem de se proteger contra informações incorretas, independentemente de ser intencionalmente malicioso ou não. Embora a edição de 4 de junho do USA Today também incluísse uma primeira página real logo atrás do publicitário, todos entendem que as primeiras páginas dos jornais são exclusivamente projetadas para funcionar como anúncios para o jornal como um todo, ao mesmo tempo que informam os leitores sobre o conteúdo. Apesar de que uma pessoa possa não necessariamente pegar um jornal e lê-lo na íntegra, as primeiras páginas são destinadas a chamar a atenção com fotos impressionantes e manchetes atraentes que (idealmente) dizem a você a coisa mais importante que você precisa saber naquele dia. O anúncio de Sweet Tooth se parecem muito com o tipo de reportagem que você costuma ver nos tabloides, onde criptídeos e outros monstros fictícios costumam fazer aparições.
Mas, da mesma forma que as pessoas sabem o que as manchetes dos jornais devem fazer, as pessoas também têm uma compreensão geral de que tipo de padrões jornalísticos diferenciam os tabloides de jornais nacionais como o USA Today. Em certos casos, esse mesmo entendimento pode permitir acrobacias semelhantes a esta, como os papéis comemorativos de Volta para o Futuro Parte II de 2015 do USA Today, que apresentavam a mesma primeira página que Marty McFly vê no filme de Robert Zemeckis. Mas, ao contrário da franquia De Volta para o Futuro, que estava bem estabelecida em 2015, Sweet Tooth é uma nova adaptação de uma série de quadrinhos com a qual muitas pessoas podem não estar familiarizadas. Maior do que isso, porém, a série chega em um momento em que as “notícias falsas” dominam completamente e descarrilam os ciclos de notícias de maneiras que ameaçam minar o jornalismo como um todo.
Quando falamos sobre “notícias falsas”, o que realmente estamos tentando dizer é a desinformação apresentada como fato. Uma das questões imediatas colocadas pela desinformação é que consumi-la deixa a pessoa mal informada (veja como isso funciona?) sobre coisas sobre as quais ela provavelmente gostaria de saber a verdade. No vácuo, a desinformação pode prejudicar as pessoas individualmente, tornando-as mal equipadas para se envolver com os fatos. Mas, como raramente existe em uma bolha, a desinformação representa um perigo consideravelmente maior e mais complicado, que é importante entender. Por mais insignificantes que sejam as peças individuais de desinformação “fofa” como os anúncios Sweet Tooth, a proliferação de desinformação no panorama da mídia mais ampla resultou em uma série de resultados prejudiciais, como a disseminação de boatos e itens destinados a interferir nas eleições. Além da escassez no fornecimento de vacinas, um dos maiores desafios que o mundo continua enfrentando à medida que a epidemia de covid-19 se intensifica é a desinformação que se espalhou sobre as vacinas que foram desenvolvidas para deter o vírus.
Ao contrário dos tabloides, os jornais se tornam valiosos por dizerem a verdade e perdem esse valor se as pessoas não puderem mais confiar em sua reputação. Independentemente de como alguém se sinta em relação ao USA Today, é o jornal impresso de maior circulação nos Estados Unidos, o que significa que as pessoas o estão lendo ou, pelo menos, vendo o que sai na primeira página. Por mais adorável que seja a alfabetização midiática ser uma parte fundamental do sistema educacional de nosso país, não é o caso, embora a mídia desempenhe um papel crucial na formação de nossa compreensão da realidade. No caso de covid-19, a desinformação é particularmente perigosa porque incentiva as pessoas a ignorar ativamente ou trabalhar contra as medidas tomadas para impedir uma pandemia global.
Muitas das histórias que estimulam o medo sobre as vacinas Covid-19 apresentam elementos fantásticos, como microchips, que transformam as pessoas em torres de rádio 5G magnetizadas – o tipo de coisa que você esperaria ver em uma história em quadrinhos e não nas conversas sobre o mundo real, medicamento que salva vidas. Isso é parte do que tornava o conteúdo real da cópia publicitária do Sweet Tooth um problema por si só, já que as histórias falsas descreviam, sem fôlego, bebês humanos-animais inacreditáveis nascendo em enfermarias de maternidade. Por mais estranho que seja a leitura dos anúncios, a realidade é que a desinformação costuma afetar esse tipo de história de conspiração que atiça o medo das pessoas em relação à sociedade.
Os anúncios da Sweet Tooth incorporaram a disposição do USA Today de permitir que suas necessidades financeiras se contrapusessem à sua reputação de uma forma que pode ser vista em muitas redações modernas. Essa decisão foi tomada pela Gannett, mas também teve o custo de diminuir a posição do USA Today, em última análise, a um anúncio pop-up.