Cannes bate recorde de filmes dirigidos por mulheres, mas segue abaixo de 50%

Dos 19 filmes que concorrem à Palma de Ouro no Festival de Cannes, serão seis produções femininas na competição em 2023. Confira a lista
palma cannes
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O Festival de Cinema de Cannes revelou na quinta-feira (13) o cartaz de sua 76ª edição. Este ano, a seleção dos concorrentes pelo maior prêmio do evento, a Palma de Ouro, bateu recorde de diretoras mulheres. Entretanto, o número não chega a 50% do total de 19 títulos.

Serão seis produções femininas na competição: “La Chimera” (Alice Rohrwacher), “Club Zero” (Jessica Hausner), “Last Summer” (Catherine Breillat), “Anatomie d’une chute” (Justine Triet), “Banel et Adama” (Ramata-Toulaye Sy) e “Olfa’s Daughters” (Kaouther Ben Hania).

Além da Palma de Ouro, este ano, são 14 títulos de diretoras mulheres, entre um total de 51 obras. Mas número ainda pode aumentar, já que novas adições poderão acontecer nas próximas semanas, segundo o festival.

Ano passado, o festival também bateu recorde, com cinco cineastas na seleção pelo prêmio principal: Kelly Reichardt, Claire Denis e Charlotte Vandermeersch, Valeria Bruni Tedeschi e Léonor Serraille. Já na seleção mais ampla, eram apenas nove mulheres.

Quem também concorre à Palma de Ouro é o diretor brasileiro Karim Aïnouz, de Fortaleza (CE), com o filme “Firebrand”. A produção britânica é um drama histórico o casamento do Rei Henrique VIII com Catherine Parr, com Jude Law e Alicia Vikander.

Outras produções de brasileiros que se destacam em Cannes este ano são “A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora, na mostra Un Certain Regard, bem como “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, em uma exibição especial.

Com informações de Deadline.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas