O cantor e compositor norte-americano de R&B Timmy Thomas, cuja canção anti-guerra “Why Can’t We Live Together” foi um sucesso global em 1973, morreu aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada.
A notícia foi dada pela família, que escreveu em sua página no Facebook: “Com apreço e gratidão, a família agradece pelas orações, apoio, palavras preciosas e outras expressões de amor e bondade durante esse período”.
Nascido em Indiana, Thomas é mais conhecido pela música anti-guerra de 1973 “Why Can’t We Live Together” escrito em resposta à Guerra do Vietnã. A canção foi sampleada por Drake em um dos seus maiores sucessos, “Hotline Bling” de 2016, que chegou ao Top 3 nos EUA e no Reino Unido e apresentou a música de Thomas a uma nova geração de ouvintes.
Na época, Timmy Thomas disse à Spin sobre a amostra: “Fiquei muito orgulhoso de ouvir o que ele havia feito com ela. Mesmo que ele tenha mudado a mensagem que eu tinha, você sabe, “Por que não podemos viver juntos?” Mas o que isso faz é me dar a chance de meu nome estar de volta, e me dá a chance de dizer algo aos jovens novamente. E é isso que é emocionante comigo”.
“Why Can’t We Live Together” vendeu mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos, alcançando o primeiro lugar na parada R&B da Billboard e a terceira na parada Hot 100 da Billboard, além de atingir 12º no Reino Unido. Suas letras de pacifismo e harmonia racial ecoaram com os ouvintes em meio à ainda violenta guerra do Vietnã. Dê um play e curta a música:
Timmy nasceu em Evansville, Indiana, em 13 de novembro de 1944: filho de um pastor metodista, ele vinha de uma família com 12 irmãos e começou a tocar piano ainda criança.
O artista estudou jazz com Cannonball Adderley e Donald Byrd, mas seguiu tocando soul music depois de mais estudos musicais no Lane College em Jackson, Tennessee, pegando sessões com a Stax Records e o selo menor Goldwax, onde gravou seus primeiros singles solo.
Porém, se estabeleceu em Miami e começou a trabalhar como professor. E foi durante a preparação para uma aula que veio a inspiração para a canção “Why Can’t We Live Together”, após uma transmissão de rádio de Walter Cronkite anunciando dezenas de milhares de mortes em ambos os lados do Vietnã.
A canção veio acompanhada de um álbum, também chamado “Why Can’t We Live Together”, alcançou o 10º lugar nos EUA e, embora Thomas não pudesse replicar o sucesso da música, ele lançou mais seis discos. Ele também continuou a trabalhar como músico de estúdio, compositor e produtor, com artistas como Gwen McCrae e Betty Wright.
Entre os que prestaram homenagem está o DJ inglês Greg Wilson, que escreveu sobre sua música: “um apelo assombroso por paz e unidade que permanece tão pungente e relevante agora, meio século depois”.
“Continua sendo uma das músicas de R&B mais surpreendentes e minimalistas dos anos 70”, escreveu o jornalista Ben Beaumont-Thomas (único homônimo, não relacionado, até onde sabemos) no The Guardian.
A causa da morte e a data exata não foram reveladas.