Isaac Bardavid, a voz brasileira de Wolverine, morre aos 90 anos

O ator, que também emprestou sua voz para animações como He-Man e As aventuras de Tintim, estava internado por conta de um enfisema pulmonar desde o dia 26 de janeiro
Isaac Bardavid
Imagem: Reprodução Instagram/Arquivo pessoal - Isaac Bardavid

O ator e dublador Isaac Bardavid morreu aos 90 anos, nesta terça-feira (2), em Niterói, Rio de Janeiro. Isaac estava internado desde o dia 26 de janeiro por conta de um enfisema, doença degenerativa que compromete os tecidos do pulmão. 

O neto de Isaac, João Bardavid, deu a notícia da morte por meio das redes sociais do ator. “90 anos, 11 meses e 19 dias. Se bem conheço o coroa, ele diria assim: ‘Toma tenência na vida, meu filho!’ É com essa frase que escrevo que nosso querido ator, dublador, escritor, esposo, pai, avô, bisavô e amigo, hoje, partiu para o plano espiritual”, publicou. 

“O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo intubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue”, explica o post. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já estava muito cansado”. 

Descendente de uma família judaica turca, Bardavid nasceu no dia 13 de fevereiro de 1931 em Niterói. Era formado em direito, mas preferiu seguir a carreira artística, iniciada em 1948 no teatro, onde trabalhou em aproximadamente 50 espetáculos como ator e diretor. Foi radioator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, atuando na série Teatro de Mistério. 

Isaac Bardavid é considerado um dos grandes nomes da dublagem brasileira. Seu trabalho mais conhecido é como a voz do mutante Wolverine nos desenhos e nos filmes “X-Men”, durante mais de duas décadas. 

Inclusive, o dublador chegou a conhecer o ator Hugh Jackman, que interpretou Wolverine no cinema, sendo reverenciado pelo australiano. O encontro aconteceu no programa “The Noite”, do SBT em 2017. “Isaac Bardavid. Que lenda. Que vida, e que legado. Que voz!! ‘Não seja aquilo que te fizeram’. Descanse em paz, meu amigo”, escreveu o ator no Instagram, com vídeo dos dois juntos citando a frase do filme “Logan”.

Além do herói da Marvel, ele também deu voz a versões brasileiras de outros personagens, como Freddy Krueger na franquia de filmes de horror “A hora do pesadelo”; o Esqueleto, vilão do desenho “He-Man”; o Capitão Haddock, em “As aventuras de Tintim”; o Tigrão, do “Ursinho Pooh”; o Robotnik, de “Sonic”, entre muitos outros. 

Em razão do enfisema pulmonar, não pôde dublar o vilão de He-Man no remake da Netflix, porém foi convidado para uma pequena participação como forma de homenagem.

Além de trabalhos importantes como dublador, Bardavid também atuou em diversas novelas. Com 50 anos de carreira, ele trabalhou em sucessos como “Irmãos Coragem” (Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a rosa” (Felisberto), “Eterna magia” (Zequinha) e “Além do Horizonte” (Klaus).

Ele interpretou o Seu Elias Turco em episódios do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e também participou de programas humorísticos como “Zorra Total”, “Os caras de pau”, “Cilada.com” e “Trapalhões”.

Suas novelas mais recentes foram “Dois irmãos”, de 2017, no papel de Abbas, e “Carcereiros”, de 2021, no papel de Álvaro. Isaac também atuou em filmes como “Os campeões” (1983), “O escaravelho do diabo” (2016) e “Histórias assombradas” (2017). O ator também era poeta e lançou, em 2016, o livro “Versos adversos”, pela Editora Proclamação. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas