Um cãozinho que sobreviveu ao fogo mais mortal e destrutivo da história da Califórnia foi encontrado semanas depois. Ele estava guardando o local onde era a casa de sua família.

Mesmo depois de cerca de um mês após o incêndio ter devastado a vila de Paradise, Madison, um cão de guarda mestiço de pastor da Anatólia não arredou o pé de sua casa.

A dona do cão, Andrea Gaylord, não estava em casa e precisou fugir do incêndio. Por isso, não conseguiu resgatar o animal. Ele, no entanto, foi encontrado na propriedade depois que uma mulher da organização de resgate de animais K9 Paw Print Rescue foi até o local a pedido de Gaylord.

Shayla Sullivan, a mulher que ajudou a localizar Madison e seu irmão Miguel – que foi encontrado a cerca de 130 quilômetros de distância, em Citrus Heights, em um abrigo –, o avistou várias vezes, mas “sabia que ele levava seu trabalho a sério e que não seria um resgate fácil”, conforme escreveu em seu Facebook na semana passada.

Além de lhe deixar água e comida, ela conta que colocou uma peça de roupa que tinha o cheiro da dona no local “para manter viva a esperança de Madison de que seus donos pudessem voltar”.

Quando Gaylord retornou à sua propriedade depois que a ordem de evacuação foi retirada, Madison estava lá, esperando e guardando os restos de sua casa.

“Imagine a lealdade para ficar aqui nas piores circunstâncias e ainda estar esperando”, disse Gaylord à KXTV. “Foi muito emocionante”.

O incêndio que começou no início de novembro destruiu Paradise, uma comunidade de 27 mil pessoas. Quase 14 mil residências e mais de quatro mil outras estruturas foram destruídas no incêndio, que queimou cerca de 62 mil hectares.

Pelo menos 85 pessoas foram mortas, o que transformou a tragédia no incêndio mais mortal da história do estado da Califórnia. Mesmo passando por todo esse perrengue, Madison foi valente.

“Ele tinha ficado para proteger o que restava de sua casa e NUNCA desistiu de seus donos!”, escreveu Sullivan no Facebook. “Ele não desistiu por tempestades ou pelo fogo!”

Madison também está junto de seu irmão Miguel desde então.

“Você é o melhor cão”, disse Gaylord sobre Madison enquanto chorava. “O melhor.”

Um bom garoto.

[Facebook, KXTV]