Capcom comemora 40 anos com museu online e games retrô jogáveis

Empresa japonesa que criou games como "Street Fighter" e "Resident Evil" celebra seus 40 anos com site interativo. Veja o que há por lá
Imagem da Capcom Town, site comemorativo dos 40 anos da Capcom
Image: Capcom/Divulgação

Para comemorar seus 40 anos de fundação, a produtora de games Capcom lançou no último domingo (11) um museu virtual que conta a história da empresa.

Além de ver imagens, vídeos e músicas de franquias como Street Fighter, Mega Man, Resident Evil e Monster Hunter, o site Capcom Town ainda permite jogar games clássicos direto do navegador.

Por enquanto, apenas cinco títulos estão disponíveis: “Mega Man” e “Mega Man 2” (ambos para Nintendo 8-bits), “Final Fight”, “Mega Man X” e “Street Fighter II” (para Super Nintendo). Todos eles contam com versões japonesas e ocidentais e podem ser jogados usando teclado ou controle. Ao que tudo indica, os games devem ficar disponíveis no site até o dia 28 de setembro.

Entre as exibições, destacam-se as artes conceituais e designs de jogos que nunca foram reveladas antes. Segundo a empresa, são mais de 500 peças inéditas disponíveis, para os fãs explorarem à vontade.

Além disso, o Capcom Town conta com o espaço chamado Merch Factory. Por enquanto, ele conta apenas com avatares de Twitter para baixar, e uma lojinha com produtos exclusivos, como camisas, canecas e bolsas — bem ao estilo dos souvenirs de museus.

Por fim, o site ainda possui um espaço para enquete em que é possível votar em questões como: “Hadouken ou Shoryuken: Qual golpe especial é melhor?”. De quebra, o votante pode ganhar alguns brindes especiais após cada voto. Ao que tudo indica, a cada mês um novo tema será colocado para escolha.

Sediada em Osaka, a Capcom como conhecemos foi fundada em 11 de junho de 1983. O nome é uma abreviação da antiga empresa de fliperamas Japan Capsule Computers, que daria origem à  atual Capcom. Dentre suas franquias mais famosas está o game de luta Street Fighter, lançado em 1987, e que recentemente chegou à sua sexta versão (sem contar spin-offs e versões com outras empresas).

Assine a newsletter do Giz Brasil

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas