Você deve se lembrar dos clássicos jogos de computador da série Carmen Sandiego. Os games eram bem educativos: você encarnava um detetive e precisava desvendar pistas geográficas, como moedas, capitais e cores de bandeira, para seguir e prender criminosos. Agora, o jogo está de volta em uma plataforma bem mais moderna: o Google Earth.

A parceria foi anunciada hoje, no blog oficial do Google. Para jogar, basta acessar o Google Earth usando o Chrome ou os aplicativos de Android e iOS e clicar no ícone com a silhueta clássica da personagem.

Diz o post do Google:

Para celebrar a aventureira mundial que existe em todos nós, apresentamos hoje O roubo das jóias da Coroa, o primeiro de uma série de jogos da Carmen Sandiego no Google Earth. Criado em colaboração com Houghton Mifflin Harcourt, a Casa de Carmen Sandiego, nosso jogo é uma homenagem ao original. É para todos aqueles que cresceram como detetives e para a próxima geração que sente aquela vontade de explorar o mundo pela primeira vez.

O game une o antigo e o moderno. No Chrome, um painel na direita mostra uma interface inspirada nas primeiras versões do jogo, lançadas ainda na década de 1980. Na esquerda fica a interface 3D do Google Earth. Ao clicar na lupa para ir ouvir uma testemunha, o mapa mostra aquele ponto da cidade. A mesma coisa acontece quando você coleta pistas suficientes e decide viajar para outro local atrás de Carmen.

Claro, talvez não seja tão difícil dizer qual o país cuja moeda é o iene ou em que lugar do mundo se dança tango agora que somos adultos e conhecemos o mundo um pouco melhor do que nas nossas infâncias. Mesmo as crianças não precisarão mais ficar folheando uma enciclopédia para descobrir as informações que não sabe, já que o Google está a alguns cliques de distância. Mesmo assim, não deixa de ser divertido brincar com isso — ainda mais com mapas 3D.

[Google]