Tecnologia

Carros da Apple estão rodando pelo Brasil fazendo imagens 360°

Empresa está mapeando ruas de São Paulo para turbinar seu concorrente do Street View, do Google
Imagem: Pexels/Reprodução

A Apple está usando carros para fazer o mapeamento digital das ruas da cidade de São Paulo. O objetivo é gerar as imagens em 360º para alimentar o recurso “Olhe ao redor”, que funciona de maneira parecida com o Street View do Google Maps — que já está disponível no mercado brasileiro desde 2010.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o mapeamento da Apple, que deve durar até maio de 2025. O projeto de mapeamento percorrerá todas as regiões do território brasileiro.

Os veículos da maçã estão equipados com dispositivos de captura de imagem e sensores LiDAR, que são capazes de criar modelos tridimensionais das localidades mapeadas. Além de carros, a empresa está usando sistemas portáteis instalados em mochilas para escanear áreas inacessíveis para automóveis.

De acordo com a Apple, rostos de indivíduos e placas de automóveis que eventualmente forem capturados pelas ferramentas da empresa serão devidamente censurados para respeitar a privacidade e evitar a exposição de dados sensíveis.

O Olhe ao Redor foi lançado oficialmente em 2019. Desde então, a Apple tem trabalhado para aumentar a área de cobertura do serviço.

Entrar nesse mercado de mapeamento digital é uma tarefa difícil, já que o rival Google está bem consolidado com mercado de tecnologia com seu Street View. A ferramenta vem sendo atualizada constantemente pelo menos desde de 2007.

O aplicativo de mapas do Google oferece a visualização em 360º em vários locais do mundo, com exceção de poucos países, como em lugares onde a empresa não atua ou zonas de guerra — onde, por motivos óbvios, não há segurança para a coleta dos dados necessários para o mapeamento.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas