Ciência

Cartí Sugdupu: aquecimento global deve fazer ilha no Panamá desaparecer até 2050

Aumento do nível do mar coloca em risco comunidade que vive em ilha no Panamá. Impactos do aquecimento global também são sentidos em outras partes do mundo
Imagem: Felipe Valduga/Flickr

Se você pretende conhecer Cartí Sugtupu, uma ilha no arquipélago de San Blas, no Panamá, é melhor se apressar. Isso porque a ilha deve desaparecer até o ano de 2050, devido ao aquecimento global.

O aumento do nível do mar ameaça a sobrevivência de quem vive na ilha, localizada perto da costa norte do Panamá. Por causa do risco iminente, a comunidade indígena da ilha — composta por menos de 2 mil pessoas — está em processo de realocação para o continente. Isso porque as casas, que antes eram refúgios seguros, são agora suscetíveis a inundações regulares.

“Percebemos que a maré subiu”, disse à agência AFP a professora aposentada Magdalena Martinez, 73 anos, enquanto bordava um tucano de cores vivas em um tecido “mola”, tradicional do povo Guna em Carti Sugtupu. “Achamos que vamos afundar, sabemos que isso vai acontecer”, disse ela.

Aquecimento global gera mudanças climáticas extremas

O mundo tem enfrentado com cada vez mais força os impactos das mudanças climáticas. De acordo com o serviço climático da União Europeia, o mês de setembro deste ano foi 0,93º C mais quente do que a temperatura média dos meses de setembro entre 1991 e 2020. Com isso, a temperatura bateu o recorde anterior de 0,5º C, estabelecido em 2020.

Isso tem gerado eventos climáticos extremos e atípicos de forma cada vez mais frequente. Inundações, ciclones e ondas de calor tem entrado no dia a dia de diversas populações.

Em um discurso na Organização das Nações Unidas em setembro deste ano, o presidente do Panamá Laurentino Cortizo lamentou a situação dos moradores da ilha. Ele também apelou aos países da lista de maiores emissores de carbono para que respeitem os seus compromissos de redução dos gases de efeito de estufa.

“Estamos empenhados numa corrida contra o tempo pela sobrevivência da humanidade, que é a razão da existência da organização mundial que nos une”, disse Cortizo.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas