Caso “Rust”: faroeste com Alec Baldwin marcado por tragédia no set volta a ser filmado
Quase dois anos depois da morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, o filme “Rust” voltará a ser filmado. O longa de faroeste estrelado por Alec Baldwin sofreu algumas mudanças, tanto no roteiro como na equipe de produção, e voltará às gravações trazendo parte da equipe original, junto com novos profissionais. As filmagens voltam a ser rodadas entre março e maio deste ano.
Segundo informações divulgadas pelo Deadline, os produtores do filme confirmaram a notícia na última terça-feira (14), dizendo que Bianca Cline, cujos créditos recentes incluem de “Marcel the Shell With Shoes On”, será a nova diretora de fotografia, se unido a uma mistura de membros novos e anteriores da equipe de “Rust”. Além disso, os produtores ainda disseram que Cline doará seu salário para instituições de caridade em homenagem a Halyna Hutchins.
Ainda de acordo com o Deadline, os membros da equipe original que retornam. O diretor Joel Souza – que foi baleado e ferido no incidente volta a trabalhar. Também retornam ao estafe o coordenador de dublês Allan Graf, a figurinista Terese Davis, entre outros.
Documentário sobre a vida e o trabalho de Halyna Hutchins
Já entre os novos membros está Matthew Hutchins, marido de Halyna, que assume como produtor-executivo após acordo fechado com a produtora Rust Movie Productions. Além disso, com o apoio de Matthew, a diretora Rachel Mason e a produtora Julee Metz farão um documentário sobre a vida e o trabalho de Halyna Hutchins,
Vale lembrar que esta é a segunda vez que os produtores “Rust” afirmam que as gravações irão retornar. Em outubro do ano passado, eles declararam que as filmagens começariam com o elenco original em janeiro de 2023, uma data que claramente veio e passou. Ainda não está claro exatamente quando ou onde as filmagens serão retomadas, além de quem está voltando ao elenco.
A Rust Movie Productions foi multada em U$ 136.793 pelo Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Novo México. A multa foi aplicada por sua violação “intencional e séria” dos procedimentos de segurança no local de trabalho. Ainda nesta terça-feira (14), a produção disse que “irá proibir qualquer uso de armas de trabalho e qualquer forma de munição”.
A cena do tiro foi reescrita
Além disso, a cena que estava sendo ensaiada quando Alec Baldwin atirou acidentalmente em Halyna Hutchins foi reescrita. A advogada da produtora do filme confirmou a mudança, mas não informou exatamente o que foi alterado na sequência. Com isso, a produção terá novos protocolos de segurança, como supervisores de segurança e a proibição de armas e munições de verdade.
“Sou grato por uma nova equipe de produção brilhante e dedicada, juntando-se ao antigo elenco e à equipe, empenhada em concluir o que Halyna e eu começamos”, disse o diretor Joel Souza em comunicado. “Todos os meus esforços neste filme serão dedicados a honrar o legado de Halyna e deixá-la orgulhosa. É um privilégio ver isso em nome dela”, completou.
“Rust” retorna o processo de filmagens quase dois anos após a tragédia. Alec Baldwin, que segurava a arma que matou Halyna Hutchins e feriu Joel Souza, e Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas da produção, foram formalmente acusados pela morte da diretora de fotografia em 31 de janeiro. O caso vai a tribunal em 24 de fevereiro.