Tecnologia

CEO da Activision Blizzard deixa o cargo no fim do mês; como fica?

Colecionador de polêmicas, Bobby Kotick deixará a chefia da Activision Blizzard após mais de 30 anos no cargo
Imagem: Reprodução

O atual CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, deixará o cargo oficialmente no próximo dia 29 de dezembro. Com isso, a Microsoft assumirá o controle definitivo da empresa. Inclusive, ela já definiu algumas mudanças na estrutura da liderança.

whatsapp invite banner

O atual chefão da empresa está no comando desde 1991, tendo continuado no cargo após a fusão ocorrida em 2008. Mesmo colecionando polêmicas ao longo de sua gestão, sempre foi um dos principais representantes da empresa. Porém, alguns rumores indicam que Kotick está se preparando para ser o mais novo investidor do West Ham United — um clube da primeira divisão do futebol inglês.

Inicialmente, Kotick não terá um substituto direto no cargo. A partir do fim do mês, Mike Ybarra, presidente da Blizzard; Rob Kostich, presidente de publicação da Activision; e Thomas Tippl, vice-presidente da Activision Blizzard, responderão diretamente a Matt Booty, presidente de conteúdo de estúdios e jogos da Microsoft.

Aliás, Booty foi promovido ao cargo há apenas dois meses. Além de Activision Blizzard, o executivo é responsável por chefiar Bethesda Softworks e Xbox Game Studios.

Dança de cadeiras na Activision Blizzard

Na prática, a Microsoft vai manter parte dos executivos da empresa. Contudo, alguns profissionais de alto escalão devem deixar a companhia em duas levas. A primeira delas já deve ocorrer no mês de janeiro e outra a partir do mês de março de 2024. Nesta segunda onda de saídas, o já citado Thomas Tippl também deixará o cargo.

Enquanto a gigante da tecnologia atualiza a estrutura de gestão da empresa, os fãs do Xbox estão curiosos para saber quando os games do estúdio chegarão aos planos do Game Pass. A empresa ainda não revelou uma data oficial. Porém, é muito provável que os jogos sejam adicionados ao catálogo em 2024.

Após o fim do processo de aquisição, Phil Spencer, CEO do Microsoft Gaming, revelou que os jogos da empresa não chegariam neste ano em razão do longo e desgastante processo de aquisição. Além disso, a Activision Blizzard também revelou que títulos como “Diablo 4” e “Call of Duty: Modern Warfare 3” não chegariam ao catálogo neste ano. Isso poderia sinalizar uma possível disponibilidade no ano que vem.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas