A ausência da verificação de contas possibilita a criação de perfis fakes de celebridades e empresas. Para amenizar o problema, políticos como os presidentes do Brasil, Lula, e dos EUA, Joe Biden, receberam um selo cinza de “conta de organização governamental ou multilateral”.
Chadwick Boseman, Kobe Bryant e mais: famosos mortos ganham verificado no Twitter
Depois de retirar o selo de verificação de celebridades no Twitter, o CEO da rede social, Elon Musk, parece ter voltado atrás na decisão. Neste domingo (23), alguns perfis do site voltaram a exibir os símbolos azuis. A mudança inclui uma surpresa bizarra: pessoas públicas que já morreram, como o ator Chadwick Boseman, ganharam verificação.
Inicialmente, manteriam os selos apenas os usuários que aderissem ao plano pago “Twitter Blue” e verificassem seus números de telefone. No entanto, após continuarem com o ícone, alguns famosos vieram a público declarar que não realizaram o procedimento.
O escritor Stephen King, de “It – A Coisa”, foi um deles. Em seu perfil, o autor escreveu: “Minha conta do Twitter diz que assinei o Twitter Blue. Eu não assinei. Minha conta no Twitter diz que eu dei um número de telefone. Eu não dei”.
My Twitter account says I’ve subscribed to Twitter Blue. I haven’t.
My Twitter account says I’ve given a phone number. I haven’t.— Stephen King (@StephenKing) April 20, 2023
Pouco tempo depois, Elon Musk, respondeu ao tweet, dizendo “De nada, namastê”. Em resposta a um tweet do perfil Twitter Daily News, o CEO da rede social revelou que está cedendo selos como cortesia a alguns usuários. Em suas palavras, ele está “pagando alguns pessoalmente”. Além de King, LeBron James e William Shatner também receberam o “brinde” de Musk.
Verificados que já morreram
Perfis de famosos que já morreram como o ator Chadwick Boseman, o astro da NBA Kobe Bryant, o apresentador e chef Anthony Bourdain e o ator Paul Walker, por exemplo, receberam selos de verificação no final de semana.
Ao clicar no ícone de verificado, uma mensagem diz que “esta conta foi verificada porque eles se inscreveram no Twitter Blue e verificaram seu número de telefone”. A informação claramente não é verdadeira, já que o Blue foi lançado em novembro de 2022, após a morte das personalidades citadas.
Com a recusa do Twitter em se comunicar com a imprensa, não está claro quais são os critérios exatos para a devolução dos selos. Entretanto, de acordo com o site Engadget, perfis com mais de um milhão de seguidores voltaram a ter o benefício.