A nova função de chamadas de voz do X (antigo Twitter) ficou disponível para todos os perfis, incluindo não assinantes do plano Premium. Porém, com a liberação do recuso, um problema de privacidade surgiu: o endereço de IP de todos os usuários da rede social se tornou uma informação pública por padrão.
O endereço de IP indica a localização do dispositivo conectado à internet. É por meio dele que recebemos mensagens e acessamos páginas na web. Apesar de não ser um dado muito sensível, usuários maliciosos podem utilizá-lo para rastrear a atividade online de um usuário específico e até descobrir onde a pessoa está conectada.
No caso do recurso de chamadas de voz do X, por padrão, as ligações utilizam arquitetura ponto a ponto (peer-to-peer, ou P2P). Isso significa que as duas pessoas precisam compartilhar o endereço de IP para estabelecer uma conexão direta entre elas.
O mesmo acontece na maioria dos aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram, Messenger e FaceTime para melhorar a qualidade das chamadas, segundo o TechCrunch. Como mencionamos, ter o endereço de IP visível não é configura um risco, mas é importante informar os usuários sobre os potenciais problemas de privacidade — coisa que o X não faz.
A função de chamadas de áudio funciona por padrão no aplicativo do X para celulares Android e iPhone (iOS) – ou seja, qualquer usuário pode ligar para outro e ver o endereço de IP. As pessoas que desejam manter a informação privada devem alterar as configurações de privacidade manualmente, como mostramos logo abaixo.
Como desativar as chamadas de voz do X
Para desativar as chamadas de voz e vídeo do X ou somente esconder o endereço de IP, siga os passos listados a seguir:
- Acesse o aplicativo do X no celular. A função de chamadas de voz não está disponível na versão para navegadores web;
- No menu lateral, acesse as “Configurações e suporte”;
- Toque em “Configurações e privacidade”;
- Acesse “Privacidade e segurança”
- Vá em “Mensagens diretas”;
- Se quiser desativar por completo o recurso, desmarque a opção “Habilitar chamadas de áudio e vídeo”. Caso queira somente esconder o IP, marque a opção “Privacidade de chamada aprimorada”.
Na página de suporte da rede social, o X não explica como lida com os endereços de IP dos usuários. Também não há informações sobre possível uso de criptografia ponta a ponta nas mensagens — recurso que o bilionário Elon Musk prometeu incluir na plataforma ainda em 2022, logo após concluir a compra do Twitter.
No WhatsApp, por exemplo, as conversas são criptografadas, fazendo com que somente os dois participantes tenham acesso às mensagens.
Devido à falta de informações claras sobre os riscos de privacidade no X, recomenda-se manter o endereço de IP oculto em chamadas de áudio e vídeo. Vale lembrar que o recurso começou ficar disponível em outubro do ano passado, somente para usuários Premium.