China anuncia seleção de 10 novos astronautas para missão à Lua
A Agência Espacial Tripulada da China anunciou nesta semana que o país selecionou dez novos astronautas o quarto grupo do Centro de Astronautas da China, em Pequim. Eles vão iniciar um treinamento no centro para conduzir experimentos científicos na estação Tiangong e cumprir missões tripuladas do país à Lua até 2030. As informações são do China Daily.
Além de oito pilotos de espaçonaves, dois são especialistas em carga útil, vindos de Hong Kong e Macau. Esta é a primeira vez que pessoas das regiões administrativas participam do grupo. Além disso, também é a primeira vez que os pilotos são da força terrestre e das alas da marinha do Exército de Libertação Popular, e não aviadores da Força Aérea.
O chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee Ka-chiu, considerou a inclusão de um especialista de Hong Kong no grupo de astronautas um “desenvolvimento extremamente inspirador e edificante”. Já o governo de Macau disse que a medida do governo central “envia uma poderosa mensagem de encorajamento aos jovens” do local.
Conforme os anúncios da imprensa de Hong Kong, a candidata selecionada da região é Lai Ka-ying, inspetora-chefe da Força Policial de Hong Kong. Contudo, a informação ainda não foi confirmada pela Agência Espacial Tripulada da China, que não costuma divulgar os nomes dos novos astronautas. Os dados do segundo perito em carga útil, de Macau, também não foram divulgados.
Treinamento de astronautas e missões espaciais da China
De acordo com Huang Weifen, treinador-chefe dos astronautas chineses, os candidatos da lista final de Hong Kong e Macau passaram por várias rodadas de procedimentos de seleção, com exames físicos e psicológicos e testes de habilidades de voos espaciais. Assim, os dez selecionados foram escolhidos entre um grupo de 120 candidatos.
A seleção começou em outubro de 2022. Segundo as autoridades espaciais, os astronautas estarão liberados para seus primeiros voos após cerca de dois anos e meio. No entanto, o prazo deve seguir os planos e desenvolvimentos da missão.
Antes do quarto grupo de astronautas, a China contava com outros 39, de três gerações diferentes. Entre eles, 22 participaram de 13 missões de voo, incluindo a mais recente, a Shenzhou XVIII, lançada em abril. Vários membros da primeira geração se aposentaram sem participar de nenhum voo espacial anteriormente.
Leia também no Giz Brasil: China anuncia nome da nave que levará primeiros chineses para a Lua.