China apresenta carro portátil que voa como um drone; assista
A XPeng, fabricante chinesa de EV (veículos elétricos) exibiu um novo carro voador, o “Land Aircraft Carrier”, com previsão de ser disponibilizado ao público até 2026. O veículo futurista foi apresentado no evento Airshow China, em Zhuhai, na semana passada, junto com outras criações tecnológicas de aviação da XPeng, de acordo com o serviço de notícias estatal Xinhua.
Black Friday
Caixa Acústica LG Xboom RNC9 - Multi Bluetooth, Graves Potentes, Entrada de Microfone e G...Diferentemente do que se poderia esperar de um carro voador, o lançamento da XPeng não levanta voo de fato. Ele, na verdade, conta com um design que apresenta um módulo voador à parte, que funciona de forma semelhante a um helicóptero ou drone. Confira no vídeo:
China has previewed their first ever car that has an option to allow the drivers to “fly” called Land Aircraft Carrier, its expected to be released to the public by 2026 👀 pic.twitter.com/9ckjVp5Yp0
— ryan 🤿 (@scubaryan_) November 15, 2024
Da ficção para a realidade
A intenção do Land Aircraft Carrier é unir a direção tradicional com capacidades aéreas, introduzindo o transporte de ponta – que antes só poderia ser possível na ficção – à vida cotidiana.
Além disso, a criação também visa ser eco-friendly. Isso porque, com sua experiência em veículos elétricos, a XPeng investiu em propulsão elétrica para criar um carro aéreo ecologicamente correto, a fim de reduzir as emissões de carbono na China.
Segundo Zhao Deli, fundador da Huitian, afiliada de carros voadores da XPENG, o módulo terrestre (elétrico) carrega e recarrega o aéreo. Com isso, leva apenas cinco minutos para que o carro acomode e libere o módulo voador, dispensando controle manual.
A autonomia de voo é de cerca de 35 minutos, com uma velocidade máxima de 130 km/h, de acordo com o site português Pplware.
Segundo a companhia, a construção de uma fábrica para produzir os carros voadores já teve início. Ao todo, a marca recebeu cerca de 2 mil encomendas do modelo de carro durante o Airshow China.
A produção em massa tem previsão para começar no terceiro trimestre de 2025, com capacidade anual de 10 mil unidades. O preço estimado de cada unidade é de 260 mil euros (R$ 1,5 milhão).
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.