Tecnologia

China apresenta carro portátil que voa como um drone; assista

China apresenta novo carro com módulo voador, disponível a partir de em 2026
Imagem: XPENG/China Daily

A XPeng, fabricante chinesa de EV (veículos elétricos) exibiu um novo carro voador, o “Land Aircraft Carrier”, com previsão de ser disponibilizado ao público até 2026. O veículo futurista foi apresentado no evento Airshow China, em Zhuhai, na semana passada, junto com outras criações tecnológicas de aviação da XPeng, de acordo com o serviço de notícias estatal Xinhua.

Black Friday
Caixa Acústica LG Xboom RNC9 - Multi Bluetooth, Graves Potentes, Entrada de Microfone e G...
R$ 2.099

Diferentemente do que se poderia esperar de um carro voador, o lançamento da XPeng não levanta voo de fato. Ele, na verdade, conta com um design que apresenta um módulo voador à parte, que funciona de forma semelhante a um helicóptero ou drone. Confira no vídeo:

Da ficção para a realidade

A intenção do Land Aircraft Carrier é unir a direção tradicional com capacidades aéreas, introduzindo o transporte de ponta – que antes só poderia ser possível na ficção – à vida cotidiana.

Além disso, a criação também visa ser eco-friendly. Isso porque, com sua experiência em veículos elétricos, a XPeng investiu em propulsão elétrica para criar um carro aéreo ecologicamente correto, a fim de reduzir as emissões de carbono na China.

Segundo Zhao Deli, fundador da Huitian, afiliada de carros voadores da XPENG, o módulo terrestre (elétrico) carrega e recarrega o aéreo. Com isso, leva apenas cinco minutos para que o carro acomode e libere o módulo voador, dispensando controle manual.

A autonomia de voo é de cerca de 35 minutos, com uma velocidade máxima de 130 km/h, de acordo com o site português Pplware.

Segundo a companhia, a construção de uma fábrica para produzir os carros voadores já teve início. Ao todo, a marca recebeu cerca de 2 mil encomendas do modelo de carro durante o Airshow China.

A produção em massa tem previsão para começar no terceiro trimestre de 2025, com capacidade anual de 10 mil unidades. O preço estimado de cada unidade é de 260 mil euros (R$ 1,5 milhão).

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas