China põe no mar o maior navio do mundo com mais de 24 mil contêineres

Novo navio porta-contêineres foi encomendado por empresa suíça. Embarcação promete transporte marítimo mais barato e rápido
China põe no mar o maior navio do mundo com mais de 24 mil contêineres
Imagem: China Daily/Reprodução

A China acaba de lançar ao mar o MSC Tessa, um novo e gigantesco navio de cargas – o maior do mundo – com capacidade para transportar mais de 24 mil contêineres em apenas uma única viagem.

A embarcação foi construída no estaleiro chinês Hudong Zhonghua, em Xangai, e tem 399,9 metros de comprimento e 61,5 metros de largura.

Ao todo, o novo titã dos mares pode levar 24.116 contêineres de tamanho padrão (de 6,1 metros) – cerca de 100 a mais do que outros super cargueiros do tipo, como o panamenho Ever Alot, por exemplo.

Apesar de as dimensões não terem mudado muito em relação a outros grandes porta-contêineres, o MSC Tessa tem uma estrutura otimizada para conseguir levar uma maior quantidade de carga.

Além disso, conforme apontou o site Xataka, o navio incorporou algumas inovações na proa e nas hélices, para reduzir o atrito com a água durante a navegação e ganhar uma economia de 3 a 4% no consumo de combustível. Com isso, o transporte se torna mais barato, assim como mais rápido.

A expectativa é que o navio seja entregue para a transportadora suíça MSC até o final deste ano. A mesma empresa também encomendou outros três navios ao estaleiro chinês – parte do conglomerado CSSC (China State Shipbuilding Corporation) –, sendo que dois deles já estão em construção sobre as docas secas do Hudong Zhonghua.

Foto do navio MSC Tessa após desatracar no estaleiro Hudong Zhonghua. Imagem: China Daily/Reprodução

Foto do navio MSC Tessa após desatracar no estaleiro Hudong Zhonghua. Imagem: China Daily/Reprodução

De acordo com a organização OCDE (sigla em francês para “Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico”), 90% de todas as mercadorias comercializadas no mundo são transportadas pelo mar.

Em 2016, cerca de 25% da frota global era formada por navios com capacidade para levar mais de 10 mil contêineres – um aumento de 20 pontos percentuais em relação a cinco anos antes. Somente no ano passado, mais de 500 navios porta-contêineres foram encomendados por empresas de transporte marítimo ao redor do mundo.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

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