China pretende lançar sistema rival da Starlink com 13 mil satélites
O projeto pretende incluir 12.992 satélites chineses contra os 3 mil atuais da Starlink, do bilionário Elon Musk
Isabela Oliveira
A China está planejando construir uma enorme rede de satélites na órbita próxima à Terra para fornecer serviços de internet no mundo inteiro.
De acordo com o South China Morning Post, o projeto tem o codinome “GW”, e pretende incluir 12.992 satélites do recém-criado China Satellite Network Group Co.
O “GW” deve competir com o Starlink, do CEO do Twitter e da Tesla Elon Musk, que planeja ultrapassar 12.000 satélites até 2027. De acordo com as fontes, os satélites seriam implantados “antes da conclusão do Starlink”, evitando que a rede de Musk “se apropriasse excessivamente da órbita baixa”.
Segundo um artigo da revista científica chinesa Command Control and Simulations, os satélites Starlink podem receber dados do Departamento de Defesa dos EUA e são equipados com sensores de vigilância para monitoramento espacial, podendo “destruir ativamente alvos próximos no espaço”.
Sendo assim, os sistemas de radar chineses pretendem identificar e rastrear satélites Starlink, desenvolvendo um “catálogo” com dados dos satélites norte-americanos. Os satélites também poderiam ser equipados para “vigilância de curto alcance e longo prazo” e destruição caso transitem sobre a China ou regiões sensíveis.