A China já impediu várias vezes o Google Maps de fornecer mapas da China, porque o governo quer o direito de censurar certas localidades e monumentos. Ou seja, as pessoas lá não têm acesso a funções legais como a visão 3D no app para Android. O que a China tem, em vez disso? O Baidu, maior site de buscas do país, e seu serviço de mapas 3D com arte em pixels. E o resultado é fantástico.

Em vez de usar modelos simples e sem textura de edifícios, o Baidu conta com uma versão 8-bit realista dos prédios. Eu pedi pra uma pessoa que foi criada na China encontrar a antiga casa e o colégio dela, e eles estavam modelados de forma exata – o colégio tinha até o número exato de quadras de basquete, que eles usavam para fazer assembleias.

Você pode andar pelas grandes cidades da China e ver você mesmo. Vá até map.baidu.com e siga as instruções da imagem acima para chegar à imagem 3D: na coluna da direita, clique nos links da primeira linha para ir até Pequim, Xangai, Guangzhou, Shenzhen etc. Depois, no canto superior direito do mapa, clique no segundo botão, como indicado na imagem acima. Pronto! [Baidu Map via Bloggokin via The Daily Bunch via Kotaku Brasil]