_Cultura

Chris Hemsworth, o Thor da Marvel, descobre uma predisposição ao Alzheimer

O astro revelou a descoberta durante gravações de série documental "Limitless" e tomou a decisão de passar mais tempo com a família. Entende mais sobre a constatação

Chris Hemsworth

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

“Thor: Amor e Trovão” pode ter sido a última vez que vimos o astro Chris Hemsworth em ação — pelo menos por enquanto. O ator anunciou que fará uma pausa na carreira por motivos de saúde e ficará com a família. Em entrevista para a Vanity Fair, ele revelou ter descoberto uma predisposição ao Alzheimer e optou pela parada.

Hemsworth, de 39 anos, explicou que a decisão foi tomada após gravar um episódio de sua nova série, “Limitless”, que trata de questões relacionadas à morte. Produzida pela Disney, a série documental coloca Hemsworth em diversas atividades físicas extremas, exigindo o máximo de seu corpo.

A produção de seis episódios para a National Geographic mostra Hemsworth explorando todo o potencial do corpo humano, com capítulos dedicados à ciência da longevidade. Mas quando a Disney se ofereceu para remover as cenas em que Chris descobre sua propensão ao Alzheimer, o ator recusou.

Ao longo da série, ele se esforça para dominar diferentes maneiras de retardar o processo de envelhecimento e melhorar a saúde em sua vida futura.

“Fazer um episódio sobre a morte e enfrentar sua própria mortalidade me fez pensar: ‘Oh Deus, ainda não estou pronto para ir. Quero sentar e estar neste espaço com um maior senso de quietude e gratidão. E então você começa a falar sobre filhos e família e diz, ‘eles estão ficando mais velhos, estão crescendo e eu continuo colocando um filme em cima de outro.’ Antes que você perceba, eles têm 18 anos, se mudaram de casa, e eu perdi a janela. Realmente desencadeou algo em mim para querer tirar uma folga”, disse à Vanity Fair,

O ator descobriu a predisposição ao Alzheimer nos preparativos de “Limitless”. Um exame de sangue mostrou que o astro tem um gene característico, com uma tendência de oito a dez vezes mais de desenvolver a doença. Chris é casado com Elsa Pataky e tem a filha India, com dez anos, além dos gêmeos Sasha e Tristan, de oito anos.

“Não é um gene pré-determinista, mas é uma forte indicação”, disse ele. “Dez anos atrás acho que era considerado mais determinante”. Essencialmente, sua composição genética inclui duas cópias do gene APOE4 – uma de sua mãe e outra de seu pai. Esta combinação supostamente leva a um aumento do risco de Alzheimer. Uma em cada quatro pessoas carrega uma única cópia do gene, mas apenas 2 a 3% da população possui ambos, de acordo com um estudo de 2021 do National Institutes of Health.

A doença é degenerativa e causa a deterioração dos sistemas cognitivo e neurológico. E a ocorrência do gene o coloca em uma categoria de risco muito maior de ser afetado.

Por isso, desde que terminou de gravar a série, Chris tem finalizado outros compromissos. Intérprete do Thor da Marvel, Hemsworth ainda tem dois longas inéditos que estão em pós-produção: a continuação de “Resgate”, com lançamento previsto para 2023, e “Furiosa”, com estreia marcada para 2024.

O ator está atualmente em uma turnê publicitária para seus documentários, mas explicou que assim que terminar, vai diminuir o ritmo.

Hemsworth também está pronto para se despedir de Thor. Para a Vanity Fair, o astro comentou que o próximo filme que estrelará como o deus nórdico deverá ser seu último no icônico papel.

Ele interpretou Thor pela primeira vez em 2011, no filme que carrega o nome do personagem. Até o momento, foram oito filmes interpretando o personagem no universo Marvel, incluindo os icônicos “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”. Seu último filme como o deus nórdico foi “Thor: Amor e Trovão”, lançado em 2022.

Inclusive, no final de “Thor: Amor e Trovão”, o herói asgardiano assumiu o papel de paizão ao “adotar” a filha de Gorr. Por isso, agora as possibilidades para uma nova aventura são diversas e o personagem pode ter o final que seu intérprete deseja. Porém, não temos como saber o que vai acontecer pelo menos até “Vingadores: Dinastia Kang” ou “Guerras Secretas” – isso se a Marvel não guardou surpresas para seu mapa de fases.

Sair da versão mobile