Adivinha quem está de aniversário hoje? Não, não somos nós, isso foi no dia 1º, mas fique à vontade para nos dar parabéns. Hoje é dia do Google Chrome! O navegador completa dez anos de seu lançamento e, para comemorar, ganhou um novo visual, atalho para emojis, gerenciador de senhas e respostas rápidas na barra de navegação. Segundo o Google, é a maior atualização já lançada para o Chrome.

• Seis maneiras como o Google Chrome mudou a forma como navegamos na web
• Simplesmente não consigo largar o Google Chrome

A cara do Chrome mudou. A interface, como um todo, respira o Material Design do Google. No desktop, agora as abas são mais retas, com cantos arredondados. No iOS e no Android, a lista de abas ficou diferente, com miniaturas lado a lado.

O gerenciador de senhas nativo do navegador também ficou melhor. Agora, ao fazer um novo cadastro, ele sugere uma senha forte gerada automaticamente e já armazena o código. Além de senhas, o gerenciador também administra dados de formulários e cartões de crédito.

A barra de endereços também ganhou novidades e agora mostra respostas rápidas, como traduções, definições e biografias curtas, como aquelas que aparecem destacadas nos resultados de busca do Google. E também dá para acessar facilmente uma lista de emojis, clicando com o botão direito do mouse quando estiver escrevendo uma mensagem.

Por aqui, tudo isso já está disponível na versão para Windows do navegador — bastou abrir, entrar nas opções, ir até Ajuda, Sobre o Google Chrome e esperar a versão 69 ser baixada e reiniciar o navegador. No Android, porém, o aplicativo aparecia como atualizado, mas nenhuma das novidades estava presente na versão instalada.

Você pode conferir todas as novidades da atualização de dez anos do Google Chrome no blog do Google.

[Google]

Imagem do topo: AP / GIFs: Google