Embora o outono seja uma estação de característica seca, os padrões de chuva desse período estão fora do comum em 2024. Depois da região Sul sofrer com precipitação muito acima da média no mês de maio, o clima em junho chega com previsão de chuvas acima da média em outras áreas do país.
O celular mais vendido da Amazon está com 23% OFF
XIAOMI Redmi Note 13 8+256GVeja a previsão do clima em junho
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a faixa norte dos estados da região Norte brasileira e parte do Nordeste terão médias de chuva acima do comum para este período, como mostra a imagem abaixo.
No mapa, é possível observar que os estados mais afetados por precipitações acima da média de outono são Roraima, Amapá e as porções norte do Amazonas e do Pará. No Nordeste, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e a parte leste da Bahia também enfrentarão mais chuva que o normal para a época.
Além disso, haverá mudança no padrão de precipitação em áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará. De acordo com o Inmet, essa alteração no padrão acontece associada ao aquecimento do Atlântico Tropical.
Enquanto isso, a região central do país passará por um mês com poucas chuvas, o que já é comum para o período.
Temperatura acima da média
Ainda de acordo com a previsão do Inmet para o clima em junho, a estimativa de temperatura para o mês supera a média comum para essa época do ano. A tendência é que os termômetros fiquem acima do esperado em todo o país, mas de maneira mais acentuada na região central, devido à redução das chuvas.
Assim, no Centro-Oeste e Sudeste o termômetro deve ter sua média entre 20ºC e 24ºC, enquanto nos estados do Norte e Nordeste as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Já na região Sul, o Inmet prevê médias menores, abaixo de 20ºC, comum para o outono.