Encanamento interno e água limpa não estão disponíveis em qualquer lugar do mundo. É por isso que este chuveiro compacto que recicla a mesma água diversas vezes – purificando-a antes de cada uso! – parece bem útil.

>>> “Como torturar um robô” e outras coisas que vi no SXSW, festival de inovação no Texas
>>> Austin, a capital cool e hippie do Texas, tem um dos maiores cases do empreendedorismo mundial: o Whole Foods

Ele se chama Hotaru, e a empresa japonesa por trás dele diz ao TechCrunch que o chuveiro permite a uma família de três pessoas tomar banhos de cinco minutos todos os dias, durante duas semanas, com apenas 20 litros de água. São mais de 20 banhos com a mesma água.

vdqfphabrxmq4u79lpam (1)

Parece nojento? Bem, além do reservatório de água embutido, o chuveiro também tem um purificador integrado que limpa a água sempre que ela é usada, com reaproveitamento de 95%. Ele requer uma fonte de energia, e pode ser conectado a um carro para tanto. Também é possível aquecer a água, mas isso exige que o chuveiro seja ligado a uma fiação elétrica ou a um gerador.

>>> Acompanhe outros conteúdos relacionados ao SXSW

Sensores permitem saber quando a água precisa ser substituída. Quando seu banho acabar, o chuveiro pode ser guardado em uma base e ser transportado para qualquer lugar.

O Hotaru foi apresentado no evento South by Southwest (SXSW) e ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento. Ele deve custar US$ 3.000 e está previsto para 2017.

[Hotaru via TechCrunch]