Cidade da Islândia é evacuada após terremotos e possível erupção de vulcão
De acordo com o Escritório Meteorológico Islandês (IMO), há um risco considerável de erupção de um vulcão do sistema Fagradalsfjall, na Islândia. Ele fica a cerca de 3 km da cidade de Grindavík, que está a 40 km da capital Reykjavik. A suspeita se deu após uma série de terremotos que atingiu a região.
Ondesistema vulcânico Fagradalsfjall permaneceu inativo por mais de 800 anos, mas voltou recentemente à se movimentar. Ele tem cerca de 6 km de largura e 19 km de comprimento.
Nas últimas três semanas, quando a atividade sísmica começou, pesquisadores registraram cerca de 30 mil tremores. Apenas na última semana, foram mais de 1400.
Um deles interrompeu uma entrevista do prefeito da cidade, como é possível ver no vídeo abaixo.
Moradores da região também compartilharam imagens dos tremores nas redes sociais.
The earthquakes in Grindavik have been so strong.
I think the biggest one today was of 5.2 magnitude. A lot of people have fled the town. There are evacuation plans in place in case of eruption.#icelandearthquakes #grindavik #earthquake #iceland #Sismo pic.twitter.com/d5JeQMIGmT— Shadab Javed (@JShadab1) November 11, 2023
Os tremores causaram rachaduras no asfalto, como vê pode ver abaixo.
Whoahh! Extensive damage to roads west of #Grindavik, #Iceland. All roads are still closed to public traffic.
📹 Road administration pic.twitter.com/Vg6Ee9zEFe
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) November 13, 2023
https://twitter.com/AsmaShehzadi12/status/1723991655639060934
Além dos terremotos, especialistas passaram a acompanhar o nível de magma que se acumulou sob a superfície da Terra.
O governo declarou estado de emergência no país. Na quinta-feira (9), o spa geotérmico da Lagoa Azul, uma das principais atrações turísticas do país, foi fechado. Desde sexta-feira, a população da cidade de Grindavík está sendo evacuada para garantir sua segurança.
O início dos tremores levantou o receio de que a cidade da Islândia pudesse ficar sem energia elétrica e sem água. Por isso, o governo orientou que moradores recolhessem seus pertences e deixassem suas casas.
Contudo, com o aumento da frequência e intensidade dos terremotos, autoridades ordenaram a evacuação imediata. Aos poucos, o governo está liberando moradores para voltarem às suas residências e recolherem seus objetos. Ainda assim, as estradas estão bloqueadas, liberadas apenas para emergências.
Por que há tantos tremores na Islândia
A Islândia é altamente suscetível a desastres naturais. Isso porque ela está localizada na Dorsal Mesoatlântica, que é a fronteira de duas placas tectônicas: a Placa Norte-Americana e a Placa Euroasiática.
Como são divergentes, essas placas estão se afastando uma da outra, o que resulta na maior incidência de erupções de vulcões e terremotos. De modo geral, a Islândia tem aproximadamente 33 sistemas de vulcões ativos, o maior número em toda a Europa.
Nos últimos anos, houve várias erupções em áreas desabitadas. Por exemplo, em março de 2021 ele soltou lava e continuou ativo durante mais seis meses. Depois, em agosto de 2022, ocorreu uma erupção de três semanas na mesma área, seguida por outra em julho deste ano.
Agora, a atual atividade é considerada um risco imediato para a cidade, de acordo com as autoridades. Uma erupção pode ocorrer a qualquer momento nos próximos dias.