Cidade subterrânea de 2 mil anos achada na Turquia era refúgio de cristãos

Arqueólogos já descobriram no local 49 câmaras, além de túneis, silos de armazenamento de grãos e locais de culto
Cidade subterrânea

Trabalhadores que estavam fazendo a limpeza de ruas e casas históricas no distrito de Midyat, na Turquia, encontraram a entrada para uma cidade subterrânea. Após análises, arqueólogos dataram o local em 2 mil anos, sugerindo que ele tenha sido casa de até 70 mil pessoas.

whatsapp invite banner

Até o momento, foram explorados apenas 10 mil m² da cidade subterrânea – que parece ter um total de 400 mil m². O espaço já investigado compreende 49 câmaras, além de túneis de conexão, silos de armazenamento de grãos, locais de culto e quartos domésticos. Veja fotos clicando neste link.

A datação do espaço foi feita a partir de artefatos encontrados nas cavernas, como moedas da era romana e lamparinas. De acordo com arqueólogos do Museu Mardin, o complexo subterrâneo foi construído em algum momento entre os séculos 2 e 3 d.C.

Nesta época, o cristianismo não era considerado uma religião oficial. Isso leva os pesquisadores a crer que a cidade subterrânea foi utilizada por cristãos como esconderijo para escapar da perseguição romana.

Midyat já é conhecida por atrair turistas. Há mais de 100 casas tradicionais tombadas em seu centro, além de nove igrejas e mosteiros listados como Patrimônio Mundial da Unesco. Quando a escavação da cidade subterrânea for finalizada, mais visitantes devem ser atraídos.

O complexo escondido recebeu o nome de Matiate, antigo nome de Midyat que significa “cidade das cavernas”. Antes, o termo era usado em alusão às cavernas de calcário localizadas próximas do distrito. Agora, diz respeito às cavernas que um dia esconderam os cristãos.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas