_Ciência

Cientistas criam dispositivo que lança teias como as do Homem-Aranha

Embora não seja tão forte quanto às teias que o Homem-Aranha lança, o dispositivo é um feito incrível. Veja o GIF

Cientistas criam dispositivo que lança teias iguais às do Homem-Aranha

Cientistas afirmam ter criado um dispositivo que lança um material que lembra as “teias de aranha” usando tecnologia existente. Assim, eles realizaram o sonho de várias crianças (e adultos) que gostariam de ser igual ao Homem-Aranha.

No entanto, o protótipo não é algo que permite saltar entre os edifícios, mas é bastante fiel à habilidade de Peter Parker.

Em um estudo publicado na quinta-feira (10), os cientistas da Universidade Tufts, dos EUA, desenvolveram um fluido especializado que, após ser ejetado por uma agulha, se torna um fio sólido que gruda em objetos.

O fluido é forte e viscoso o suficiente para levantar pequenos objetos. E, assim como o dispositivo do herói, esse protótipo realmente lança teias como se fossem projéteis em alvos.

“Apresentamos uma forma de disparar uma fibra de um dispositivo, que se adere e pega um objeto à distância”, afirma Marco Lo Presti, engenheiro biomédico e co-autor do estudo.

Aliás, a inspiração do dispositivo que lança teias é o próprio personagem “Homem-Aranha”, como ressaltou Lo Presti em um comunicado.

“Em vez de apresentar esse trabalho como um material de bioinspiração, o dispositivo é, na verdade, um material de ‘super-herói-inspiração”.

Como funciona o dispositivo que lança teias

A ‘teia’ do dispositivo é feita de uma solução composta por fibroína, uma proteína que é uma das principais constituintes da seda — encontradas na seda produzida por casulos de mariposas.

Assim como a espidroína — a proteína que forma a seda da teia de aranha –, a fibroína se tornar viscosa e aderente. No entanto, os cientistas precisavam encontrar uma forma de fazer com que a fibroína se solidificasse no ar. Felizmente, eles contaram com um golpe de sorte.

“Eu estava trabalhando em um projeto para criar materiais aderentes extremamente fortes através da fibroína da seda. Ao limpar meu tubo de ensaio usando acetona, percebi a formação de um material similar à teia de aranha no fundo do vidro”, afirmou Lo Presti.

Assim, os cientistas combinaram acetona e dopamina (sim, a mesma dopamina do cérebro), acelerando o processo de solidificação, que passou a ocorrer instantaneamente.

Além de ser inerentemente grudenta – talvez, por isso, o Peter Parker não tire a Mary Jane da cabeça –, a dopamina acelerou o processo ao extrair água da fibroína, enquanto a acetona evaporava.

Com a parte de lançar teias resolvidas, os pesquisadores precisavam fortalecer a fibra. Para isso, eles usaram a quitosana, um polissacarídeo derivado da quitina que forma os exoesqueletos de insetos.

Além disso, os cientistas adicionaram íons de borato para fazer o dispositivo lançar teias ainda mais grudentas.

Com isso, a fibra do dispositivo consegue pegar objetos que pesam até 80 vezes o seu próprio peso, em uma distância 2,54 centímetros. Veja:

Imagem: Marco Lo Presti/Divulgação

Embora não seja tão forte quanto às teias que o Homem-Aranha lança — tampouco elegante –, os cientistas criaram algo incrível.

“Podemos nos inspirar pela natureza ou por HQs e ficção científica. Neste caso, nossa intenção era usar a engenharia reversa no nosso material da seda para se comportar do jeito que a natureza criou, mas, também, do jeito que os quadrinistas imaginaram”.

Sair da versão mobile