Cientistas descobrem criatura marinha com 20 “braços” na Antártida
Uma nova criatura marinha com 20 “braços” foi descoberta por cientistas no fundo do mar congelado da Antártida. O animal chama atenção por sua forma assustadora — como você vê na imagem acima.
A estrela do mar de penas tem cerca de 20 centímetros de comprimento, disse Greg Rouse, professor de biologia marinha na Universidade da Califórnia, em San Diego, ao site Insider.
Entre 2008 e 2017, a equipe conduziu expedições científicas que se concentraram na busca por habitantes marinhos pertencentes ao gênero Promachocrinus.
No mês passado, a equipe publicou as descobertas na revista Invertebrate Systematics. Eles apelidaram o animal de “estrela antártica de penas de morango” devido à semelhança em tamanho e formato do centro do corpo com a fruta.
Afinal de contas, que animal é esse?
O nome formal da nova espécie é Promachocrinus Fragarius. Esta espécie pertence à classe Crinoidea, que também inclui estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e pepinos-do-mar.
Além disso, os chamados “braços” representam as partes mais extensas da estrela-do-mar. Conforme observado por Rouse, eles geralmente se estendem, contribuindo para a mobilidade dessa criatura.
Os pesquisadores reconheceram em seu artigo o “aspecto de outro mundo dos movimentos de natação das estrelas-do-mar de penas”.
De acordo com o artigo, a estrela-do-mar de penas habita em profundidades que variam entre 65 e 1.170 metros.
Além disso, a equipe identificou oito espécies singulares, com a metade delas nunca antes descrita ou nomeada pela comunidade científica.
Para os pesquisadores, os achados demonstram quanto a ciência ainda precisa entender sobre a vida marinha. O objetivo agora é aprofundar os estudos no gênero Promachocrinus para descobrir mais sobre esses animais.