Cientistas descobrem por que o apito da morte asteca é tão assustador
O apito da morte asteca, um artefato arqueológico descoberto em antigos sítios da Mesoamérica, intriga cientistas e historiadores pela sua capacidade de produzir um som que evoca intensas reações emocionais. Para tentar entender o que faz esse objeto ser tão assustador, cientistas efeitos do apito da morte asteca no cérebro dos humanos modernos.
O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica Communications Psychology. Assim, usando réplicas, os cientistas da Universidade de Zurique (Suíça), analisaram a atividade cerebral durante o uso do apito. Eles descobriram que regiões do córtex auditivo que respondem a ruídos assustadores são ativadas com o dispositivo.
Segundo os pesquisadores, o que deixa o apito assustador é “uma mistura ambígua de componentes sonoros familiares e desconhecidos”. E não é atoa que ele é tão assustador. O apito era utilizado em cerimônias e possivelmente em contextos de guerra, e seu som, muitas vezes descrito como semelhante ao grito humano, foi projetado para gerar uma resposta imediata de pavor em quem escuta.
Dessa forma, com base nos resultados da pesquisa, os cientistas acreditam suspeita que os apitos possam ter sido projetados para simbolizar Ehecatl, o Deus asteca do Vento. Além disso, devido ao som arrepiante, poderiam representar os ventos cortantes que atravessam Mictlan, o submundo asteca.
“O uso em contextos rituais parece muito provável, especialmente em rituais de sacrifício e cerimônias relacionadas aos mortos”, dizem os cientistas no artigo.
Se tiver coragem, escute como é o famoso apito da morte asteca:
Esse objeto, geralmente feito de cerâmica, tem uma câmara de ressonância interna, imitando a laringe humana. Assim, quando se sopra nele, o ar é dividido em dois, e uma onda sonora oscilante circula em torno de uma câmara antes de escapar por um segundo buraco.
Dessa forma o apito atinge seu objetivo: amplifica frequências específicas que imitam sons associados ao medo ou à angústia, como os de gritos humanos.