Cientistas querem coletar água no estilo “Star Wars”
Assim como em “Star Wars”, quando Owen Lars — o tio de Luke Skywalker — tinha uma fazenda de vaporizadores de umidade para coletar água da atmosfera do planeta desértico de Tatooine, cientistas querem desenvolveram uma tecnologia similar no mundo real.
Coletar água diretamente do ar pode fornecer um recurso vital em áreas onde a água é escassa. No entanto, o processo é bem mais difícil do na ficção científica, com diversas técnicas apresentando diferentes desafios aos cientistas.
Polímeros, por exemplo, são usados como material adsorvente para coletar água do ar de maneira eficiente, mas remover a água de tais polímeros não é uma tarefa fácil. Isso porque é necessário aquecer os polímeros em temperaturas próximas de 100º C — o que gera um alto gasto energético.
Como coletar água no estilo “Star Wars”
Em um estudo publicado na última quarta-feira (27), cientistas japoneses revelaram um novo método para coletar água da atmosfera.
Os cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka desenvolveram uma nova técnica usando polímeros para coletar água do ar de um jeito mais fácil. Os cientistas desenvolveram um adsorvente de umidade líquida que libera a água em temperaturas próximas a 35°C usando dois polímeros.
Um desses polímeros é o polietilenoglicol, presente em várias aplicações industriais e em medicamentos por ser um bom adsorvente. O segundo é o propilenoglicol, similar ao primeiro, mas sem a mesma capacidade de adsorção.
A diferença entre os dois polímeros na capacidade de coletar e armazenar água é o fator crucial do projeto dos cientistas. Isso porque eles disputam as moléculas de água entre si, criando, consequentemente, um mecanismo de transferência que permite romper aglomerados de moléculas de água.
Desse modo, é mais fácil coletar água da atmosfera. “Essa tecnologia tem o potencial de ser aplicada não apenas no fornecimento de água em regiões áridas, mas, também, para garantir o acesso à água em tempos de desastres e emergências”, afirmou Arisa Fukatsu, co-autora do estudo.