“Cinderela”, o filme de 2021 protagonizado por Camila Cabello, pode surpreender no Oscar 2022. Isso porque o longa da Amazon Prime Video tem sido muito lembrado na votação de “favorito dos fãs”, anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, segundo informações do Deadline

A adaptação do conto de fadas está à frente na votação popular na categoria Favorito dos Fãs, ultrapassando até mesmo sucessos como “Velozes e Furiosos 9”, “Liga da Justiça” e “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”. De acordo com o colunista Pete Hammond, Cinderela tem “dominado o site” e liderando a disputa, em um movimento surpreendente. 

Lançado em setembro do ano passado, o filme foi um fracasso de crítica. No agregador Rotten Tomatoes, “Cinderela” tem um índice de 43% de aprovação da crítica especializada, e 60% do público em geral. 

O longa teve 4,2 de nota no IMDb. Courtney Howard, da Variety, revelou ter gostado do longa-metragem, mas explicou como ficou “frustrada com o ritmo inconsistente da produção e desenvolvimento do personagem,” o qual era “pouco desenvolvido e sobrecarregado”. 

Para Leigh Monson, do WhatToWatch, a produção errou ao tentar transformar – de maneira fútil – um clássico em uma história feminista moderna. “É preciso haver mais para modernizar um clássico do que colocar um casaco de poder feminino aprovado pela corporação no topo,” completou.

Mesmo assim, muitos fãs parecem se mobilizar ou genuinamente, esperando uma vitória para o filme, ou, como alguns especulam, como uma forma de trollar a cerimônia.

No filme, Cabello interpreta a protagonista Cinderela em uma versão musical diferente do clássico original. Dessa vez, a jovem não pensa em ser princesa, pelo contrário, quer construir a própria linha de roupas. O elenco conta com Billy Porter, Nicholas Galitzine, Idina Menzel e Pierce Brosnan e é dirigido por Kay Cannon. Confira ao trailer: 

A categoria Filme Popular será escolhida pelo público, através de votação nas redes sociais. Os interessados podem votar pelo Twitter, escrevendo o nome do filme e as hashtags #OscarsFanFavorite e #Sweepstakes. 

“Essa ação conjunta promete recompensas ao público por twittar sua produção favorito para ‘Melhor Filme’, de qualquer um lançado em 2021 que seja elegível para um Oscar, ou seja, neste caso, lançamentos de 1º de março a 31 de dezembro de 2021 na lista oficial de elegibilidade da Academia”, informa o veículo.

A votação a filme favorito do ano acontece tanto no Twitter quanto em um site oficial da Academia (que não está disponível no Brasil). O longa que receber mais votos dos fãs até o dia 3 de março será reconhecido durante a transmissão da cerimônia oficial, cuja data está marcada para 27 de março de 2022. 

A 94ª edição do Oscar acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles. A cerimônia será transmitida no GloboPlay e canal TNT