Cultura

Cinzas de atores de “Star Trek” são enviadas ao espaço a bordo de foguete

Voo memorial "Enterprise" é comandado por uma empresa que homenageia pessoas enviando parte de suas cinzas ou DNA ao espaço
Imagem: ULA/Divulgação

Um evento notável ocorreu no mundo espacial (e do entretenimento) nesta segunda-feira (8): as cinzas do criador e de atores de “Star Trek” foram enviadas ao espaço. Este marco histórico ocorreu a bordo do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA).

O lançamento do foguete aconteceu no Complexo de Lançamento Espacial 41, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 3h49 (horário de Brasília).

O foguete Vulcan transporta um módulo de pouso lunar fabricado nos EUA contendo cargas científicas e de pesquisa vitais da NASA. Além disso, o lançamento marca um retorno ambicioso dos EUA à lua após mais de 50 anos.

O módulo lunar Peregrine, da Astrobotic, é uma peça fundamental na Missão Peregrine 1, a primeiro de uma série de missões sob o programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA.

Este programa inovador permite que a agência espacial pague a empresas privadas para transportar equipamentos científicos ao espaço, representando um novo modelo de exploração espacial.

Desse modo, a NASA investiu US$ 108 milhões na Astrobotic para o transporte de cinco cargas à lua. Essas cargas contêm equipamentos para detectar gelo de água e medir níveis de radiação. Estes experimentos são cruciais para o programa Artemis, da NASA, que pretende estabelecer uma presença humana de forma sustentável na Lua.

No entanto, o Vulcan também levou ao espaço o voo memorial “Enterprise” da Celestis, uma empresa que homenageia pessoas enviando parte de suas cinzas ou DNA ao espaço.

O Enterprise, como indica o nome, envia ao espaço as cinzas e materiais genéticos de figuras lendárias de “Star Trek”. Estão no voo Gene Roddenberry, o criador da série; sua esposa Majel Barrett Roddenberry; e os atores James Doohan, DeForest Kelley e Nichelle Nichols, que interpretaram Montgomery “Scotty” Scott, Leonard “Bones” McCoy e Uhura, respectivamente.

Além das cinzas dos criadores e atores de “Star Trek”, o foguete Vulcan Centaur também levou ao espaço material genético de 270 pessoas, incluindo DNA dos ex-presidentes americanos George Washington, Dwight Eisenhower e John Kennedy.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas