Clima de “inverno”: prepare-se para uma quarta-feira de calor escaldante
Como já advertimos aqui no Giz Brasil, agosto será um mês quente de inverno no país. Uma massa de ar extremamente quente atinge grande parte do Brasil nesta semana, podendo resultar em recorde de calor em algumas áreas, com temperaturas perto ou acima de 40º em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo por volta desta quarta-feira (23), por exemplo. As informações são da MetSul Meteorologia.
O calor extremo em agosto será consequência de uma corrente de vento em baixos níveis da atmosfera que transportará ar muitíssimo quente do Norte do Brasil e áreas mais ao Norte do Centro-Oeste em direção ao Sul e o Sudeste.
As altas temperaturas, com início na região amazônica, migram para o Centro-Sul do Brasil ao longo da semana. De terça (22) a quarta-feira (23), o calor já chega à Região Sul, elevando a temperatura nos três estados para 32ºC e 34ºC ou mais, sobretudo no Rio Grande do Sul. Entretanto, uma frente fria deve mudar o tempo com chuva e temporais na segunda parte da semana.
Qual será o pico de calor na semana?
O calor extremo ganha força no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no meio da semana. Na primeira região, a tarde de quarta-feira deve ficar em cerca de 35ºC em grande parte do interior de São Paulo. O Oeste e o Norte do estado podem variar entre 37ºC e 40ºC, assim como no litoral e no Vale do Ribeira.
No Rio de Janeiro, as máximas vão de 36ºC a 39ºC, principalmente próximo à costa. Máximas de 37ºC a 40ºC são previstas no Triângulo Mineiro e no Centro-Oeste, em grande parte do Mato Grosso do Sul, no Oeste e no Sul de Goiás. Enquanto isso, o estado do Mato Grosso pode chegar a 43ºC.
Na quinta-feira (24), aliás, o pior do calor continua no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil e até piora em alguns locais. O Norte de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro podem chegar a 40ºC, assim como o Oeste, Noroeste, Norte e o Litoral Norte de São Paulo, enquanto o extremo Sul paulista terá uma trégua no calor. Por fim, no Rio de Janeiro, as máximas poderão atingir 42ºC em alguns pontos.
O calor intenso em ambas as regiões não é incomum nesta época do ano, sendo frequente com a estação seca no Centro-Oeste. No entanto, desta vez, pode quebrar recordes históricos de temperatura no mês de agosto. O auge do calor na capital paulista, por exemplo, é de 33,1ºC, em agosto de 1952 e 1955.
As temperaturas diminuem muitas áreas do Sudeste do Brasil na sexta-feira (25). Entretanto, o tempo segue quente na maior parte do Centro-Oeste, no Norte de São Paulo e em parte de Minas Gerais. Saiba quanto calor os seres humanos podem aguentar.