A massa de alta pressão atmosférica que está causando a onda de calor no Brasil deve enfraquecer no final desta semana, depois de 15 dias de temperaturas altas. Dessa forma, as máximas dos termômetros devem ficar mais equilibradas a partir da quinta-feira (28), com pancadas de chuva.
Dessa forma, até o final da semana, muitas cidades brasileiras ainda enfrentam temperaturas por volta de 40ºC.
Nos próximos dias, a chuva já deve voltar a cair na maior parte do Brasil. Na região Sul, a chegada de um ciclone extratropical expande a área de instabilidade, o que faz com que a última semana de setembro seja de nebulosidade e pancadas de chuva.
A região Sudeste também enfrentará um pouco de aguaceiros em todos os seus estados. Contudo, as pancadas de chuvas devem acontecer em pequenas áreas e com curta duração. O mesmo deve acontecer no Centro-Oeste, aliviando o calor.
Na região Norte, as chuvas também voltam a acontecer, especialmente no período da tarde. E no Nordeste, as pancadas chegam apenas ao litoral.
Primavera quente
Segundo o Climatempo, mesmo com a possibilidade desta onda de calor acabar, a primavera brasileira deve continuar bastante quente. Isso porque ela sofre influências do El Niño, que tem agora intensidade de moderada a forte.
O fenômeno muda a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, alterando o caminho das frentes frias sobre a América do Sul. Ele também diminui as pancadas de chuva e a nebulosidade em algumas regiões brasileiras, o que contribui para altas temperaturas.
Além disso, este período do ano já é naturalmente quente em grande parte do país do que os meses anteriores, que foram de inverno e outono. Em geral, outubro costuma ser um mês mais quente que setembro.
E ainda há chances de que o Brasil enfrente novas ondas de calor durante a estação, especialmente no mês de outubro, segundo o Climatempo.