Na semana passada, o mundo dos games foi surpreendido com o lançamento de uma expansão para a versão remasterizada de Age of Empires II, feita em conjunto pela Microsoft e o estúdio Hidden Path.

Dez anos após as últimas atualizações, a notícia foi uma aposta certeira entre saudosistas e apaixonados pelo antigo jogo. Entre as adições da The Forgotten, temos quatro campanhas e cinco civilizações novas para deleite dos gamers.

Fiquei imaginando alguns jogos antigos que marcaram minha juventude e me veio a pergunta do título do texto. Que outros jogos antigos poderiam merecer uma expansão?

nhl94

Eu pensei em dois títulos que sempre fizeram minha cabeça. O primeiro deles, NHL 94, de hóquei sobre o gelo. Seria muito legal se divertir com os elencos atuais das respectivas franquias e até a inserção de uma das principais ligas do mundo, a russa KHL. Isso até foi feito, mas com novidades que vinham somente até a temporada 2009/10.

Outra história que poderia ganhar ingredientes modernos seria Another World, conhecido por aqui como Out of This World. Já pensou lançarem um DLC cheio de inimigos zumbis e a possibilidade de se divertir em um mundo aberto, para exploração e interação entre outros gamers?

Out of this World

Resolvi convidar alguns apaixonados por jogos eletrônicos e que poderiam ajudar neste exercício criativo.

Pensando em todos os games que joguei durante esses anos, acredito que o único game que realmente sinto falta de ter um DLC remasterizado oficial é o Rock ‘n Roll Racing. Jogo de corrida de mecânica simples que unia elementos do Mario Kart, RPG, com o melhor do Rock n’ Roll, e tudo isto sob a excelente “narração” de Larry Huffman.

Rodrigo Felipe Silveira, bancário, 31 anos, gamer desde 1º ano de vida

Rock'n Roll Racing

Eu gostaria muito que Shining Force 3 tivesse uma continuação ou fosse anunciada uma DLC ou algo assim. Saudades desse jogo! Uma campanha nova, num cenário/mundo novo que ficasse mais em Dantares do que em Synbios apenas e a adição de um personagem feminino.

Sabrina Carmona, Game Producer Behaviour Interactive

Shining Force 3

Pokemon Fire Red / Leaf Green: Gostaria que tivesse um DLC novo que expandisse o jogo além da região de Kanto, para também a ilha de Johto, principalmente porque no jogo já estão disponíveis os Pokémons que são da segunda geração. Abrir, por exemplo, um navio dentro do jogo, que o levasse até a segunda região para então prosseguir a história conforme o desenho e ir enfrentando os novos treinadores, ginásios e depois a Elite Four.

Pedro Rhormes, estudante de jornalismo

Pokémon Fire Red

Um jogo que eu gostaria que tivesse mais expansões é o Sim City 4, pois foi o último game da franquia em que a Maxis acertou em tudo. Quando o novo Sim City foi lançado no início de 2013, ele acabou decepcionando quem esperava uma versão ampliada e melhorada do SC4. Poderíamos ter mais opções para o trânsito, principalmente. Lembro que a expansão A Hora do Rush era justamente para isso, mas faltavam algumas coisas. E também uma expansão que permitisse aumentar ainda mais os mapas que já eram bem grandes no SC4.

Randolfo Coelho Balbão, servidor público federal

Sim City 4

Eu acho que Diablo 3 poderia ter uma expansão, visto que já foi lançado uns anos atrás e ainda tem uma base bacana de jogadores. Apesar de ser meio avesso a essa indústria de DLC’s, acho que os da Blizzard sempre são bem bacanas e Diablo está precisando desse sopro de ar fresco.

Thiago Adamo, compositor de trilhas para games

Diablo III

Queria um DLC para Street of Rage. Esse foi beat’em up que me ajudou a superar umas férias chuvosas. Devo ter terminado o jogo umas quatro vezes, mudando o nível e tentando melhorar. Umas fases novas seriam bem-vindas.

Rafael Belattini, jornalista da Rádio ESPN

Streets of Rage

Agora, a pergunta do título é para você, leitor: qual jogo antigo você acha que merece uma expansão?

divisoriagizmodo

Thiago Simões é comentarista de futebol e hóquei no gelo na ESPN, e toda segunda-feira ele falará de games em sua coluna para o Gizmodo Brasil. Siga o Thiago no Twitter.